22.5.23

O Vinho Da Ira

Segunda-feira, 22 de Maio


3. Qual é a extensão da influência de Babilónia? Apocalipse 17:1, 2, 15; 18:1-4

O sistema da igreja decaída tem alcance internacional e influencia as pessoas ao redor do mundo com os seus enganos. Satanás está enfurecido com a proclamação do evangelho a cada “nação, tribo, língua e povo” e com o anúncio do “evangelho do Reino por todo o mundo”. Por isso, ele emprega todos os enganos possíveis para cativar a mente dos “que habitam na Terra” (Apocalipse 14:6; Mateus 24:14; Apocalipse 17:2).

Apocalipse 17:2 continua a explicação do mistério de Babilónia, a grande, declarando que ela cometeu fornicação com os reis da Terra. O que é a fornicação? É uma união ilícita. No sistema da igreja decaída, significa a união com o Estado. No sistema da igreja verdadeira, a igreja está unida com Jesus Cristo. A igreja decaída procura os líderes políticos da Terra em busca de poder e autoridade. Procura o Estado para impor os seus decretos. Em vez de tirar a sua força de Jesus como o Seu verdadeiro líder, ela procura o Estado em busca de apoio.

Apocalipse 17:2 continua a descrição dramática: “e os que habitam na Terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação”. O simbolismo do sumo puro da uva é usado no Novo Testamento para representar o sangue puro e imaculado de Cristo derramado na cruz para a nossa salvação (Mateus 26:27-29). Em Lucas 22:20, Jesus disse: “Este cálice é a nova aliança no Meu sangue”. Quando o vinho puro e novo do evangelho é distorcido, e os ensinos da Palavra de Deus são substituídos pelos ensinos dos líderes religiosos humanos, torna-se “vinho de Babilónia” (ver Mateus 15:9).

Repare que Deus diz ao Seu povo para sair de Babilónia. O sistema corrupto e maligno de Babilónia tem um alcance tão amplo que abrange, pelo menos durante algum tempo, fiéis de Deus, chamados por Ele “povo Meu” (Apocalipse 18:4). No entanto, está a chegar o tempo em que Deus os chamará para sair deste sistema que está prestes a cair por causa da sua natureza corrupta e maligna, sendo “morada de demónios” e “esconderijo de todo tipo de ave imunda e detestável” (Apocalipse 18:2).

Os que proclamam as três mensagens angélicas serão os instrumentos de Deus para chamar o Seu povo para sair de Babilónia. Como nos podemos preparar para esta obra?