16.5.23

O Sábado e a Criação

Segunda-feira, 15 de Maio


Deus deu-nos o Sábado porque o mundo precisa desesperadamente da mensagem reconfortante da criação. No século 18, quando a teoria da evolução conquistava o mundo intelectual, Deus enviou uma mensagem de esperança incrível (Apocalipse 14:6, 7).

Satanás tentou tudo para distorcer a doutrina da criação, porque ele odeia a Jesus e não quer que Ele receba a adoração Lhe é devida como Criador e Redentor. O Sábado está no centro do conflito sobre o mérito de Cristo para receber a adoração. A mensagem de Deus para os últimos dias é a que chama a humanidade a adorar a Cristo como Criador. A base da adoração é o facto de que Ele nos criou.

2. Leia Génesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11 e Deuteronómio 5:12-15 no contexto de Apocalipse 14:6, 7. Podemos ver a relação entre a criação e a redenção no mandamento do Sábado?

O Sábado é um símbolo eterno do nosso descanso em Deus. É um sinal especial de lealdade ao Criador (Ezequiel 20:12, 20). Em vez de uma exigência legalista, ele revela que o verdadeiro descanso da justiça pelas obras encontra-se Nele. O Sábado fala de um Deus que fez por nós o que nunca podíamos fazer por nós mesmos.

A Bíblia convida-nos a descansar no Seu amor cada Sábado. Este dia é símbolo de descanso, pela graça, não pelas obras; não é legalismo, mas garantia; não é condenação, mas dependência Dele. A cada Sábado alegramos-nos com a bondade de Deus e louvamo-Lo pela salvação que só pode ser encontrada em Cristo.

O Sábado também é o elo eterno entre a perfeição do Éden no passado e a glória dos novos céus e da nova Terra no futuro (Isaías 65:17; Apocalipse 21:1).

O Sábado chama-nos às nossas raízes. É uma ligação com a nossa família original. Tem sido observado continuamente desde o início da história. É uma ligação ininterrupta para trás no tempo até à nossa criação. Mantém-nos focados na verdade de que somos filhos de Deus e convida-nos a um relacionamento profundo com Ele.

O mandamento do Sábado está subentendido em Apocalipse 14:6, 7? Porque é que ele é importante para a nossa mensagem para o tempo do fim? (Ver Êxodo 20:8-11).