Domingo, 28 de Maio
No contexto dos últimos dias, Jesus alertou para uma coisa muito importante: “Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos” (Marcos 13:22). Quem são os escolhidos? Cristo disse: “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus” (Mateus 24:31). Não é assustador que o engano nos últimos dias será tão grande que até os fiéis estão em perigo de serem enganados?
1. Quem é enganado por Satanás? Como devemos entender estas palavras? Apocalipse 12:9
Deus terá fiéis nos últimos dias, como teve ao longo dos séculos. No entanto, a Bíblia mostra que o engano de Satanás será muito difundido.
2. Leia Provérbios 14:12. Que aviso importante há nesta passagem?
Muitas vezes as pessoas são instruídas a seguir a sua própria consciência, para determinar por si mesmas o que é certo ou errado, bom ou mau, e então viver em conformidade com isso. Mas as Escrituras dizem que somos todos pecadores, todos corruptos (Jeremias 17:9; Romanos 3:9-18), e, portanto, confiar apenas nos nossos sentimentos é um modo garantido de, mais cedo ou mais tarde, entender e agir de maneira errada. Muito mal tem sido cometido por pessoas convencidas de que as suas motivações eram correctas. Ou seja, seguiram o “caminho que ao homem parece direito”.
Em vez disto, devemos mergulhar na Palavra de Deus, e a partir dela, à medida que nos rendemos ao Espírito Santo, aprender a distinguir a verdade do erro, o certo do errado, o bem do mal. Deixados às nossas próprias inclinações, ou aos nossos próprios sentidos, podemos tornar-nos presas fáceis para os enganos de Satanás.
Pense nos casos de pessoas que agiram com base no que elas acreditavam ser certo, ou no que acreditavam ser a vontade de Deus, e acabaram por fazer o que é mau. O que aprendemos com estes eventos trágicos?