21.5.23

Dois Sistemas Opostos

Domingo, 21 de Maio


1. Leia Apocalipse 12:17 e 17:14. Como é descrita a igreja de Deus, e qual é a reação de Satanás a ela?

Ao longo dos séculos, Deus sempre teve um povo fiel. Apocalipse 12:17 descreve a sua fidelidade ao dizer que os remanescentes “guardam os mandamentos de Deus”. Eles também são retratados como “os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis” (Apocalipse 17:14).

2. Leia Apocalipse 14:8 e 17:1, 2. Que anúncio solene fez o anjo, e o que fez Babilónia para justificar esta declaração?

João escreveu o Apocalipse no fim do primeiro século. Nessa época, a antiga cidade de Babilónia era um monte de poeira, pois tinha sido destruída há séculos.

Em Apocalipse, a antiga cidade de Babilónia é considerada um tipo, ou símbolo, da Babilónia do tempo do fim. Nas profecias do Apocalipse, Babilónia representa um sistema religioso falso com características semelhantes à Babilónia do Velho Testamento. Os princípios que guiavam a antiga Babilónia são a estrutura subjacente da Babilónia moderna e espiritual.

Em Apocalipse 17:1-6, uma mulher vestida de púrpura e de escarlate avança pela paisagem do tempo. Essa mulher cavalga em cima de uma besta escarlate. A Bíblia chama-lhe prostituta. Ela deixou o seu verdadeiro amor, Jesus Cristo. O apóstolo João faz uma representação figurada de um sistema religioso apóstata que tem influência poderosa no mundo. Repare no que é dito: este poder é aquele com o qual os reis da Terra se prostituíram, e os que habitam na Terra embriagaram-se com o vinho da sua prostituição (A Apocalipse p 17:2). Embriagaram-se? Isto indica sempre algo negativo na Bíblia. E prostituíram-se? Isto é símbolo de falsos ensinamentos, falsas doutrinas e práticas falsas.

Tanto os líderes como as pessoas comuns têm sido negativamente influenciados por este poder. Qual é a nossa única proteção? (Leia Efésios 6:10-18.)