20.5.23

O Sábado E O Descanso Eterno

Quinta-feira, 18 de Maio


O Sábado é um refúgio num mundo exausto. Cada semana deixamos os cuidados do mundo e entramos no retiro divino – o Sábado. O autor judeu Abraham Heschel chama ao sábado “um palácio no tempo” (The Sabbath: Its Meaning for Modern Man [Nova York: Farrar, Straus, and Giroux, 2005], p. 12). Cada sétimo dia, o palácio celestial de Deus desce do Céu à Terra, e o Senhor convida-nos à glória da Sua presença neste período de 24 horas para passar um tempo de íntima comunhão com Ele.

Na introdução do seu livro sobre a beleza e a solenidade do Sábado, a sua filha, Susannah Heschel, escreveu sobre o significado desse dia: “O Sábado é uma metáfora do paraíso e um testemunho da presença de Deus; nas nossas orações, aguardamos uma era messiânica que será um sábado, e cada Shabbat prepara-nos para essa experiência: A não ser que aprendamos a apreciar o sabor do Sábado [...] não conseguiremos desfrutar a eternidade no por vir” (p. XV).

Na criação, Jesus construiu uma morada especial para nós, onde podemos encontrar refúgio e estar seguros. A obra Dele está completa, terminada. Quando descansamos no Sábado, descansamos no Seu cuidado amoroso, na expectativa do nosso descanso eterno nos novos céus e na nova Terra que em breve virão.

5. Leia Isaías 65:17; 66:22; 2 Pedro 3:13 e Apocalipse 21:1. Guardar o Sábado remete-nos à eternidade?

O mesmo Deus que criou a Terra irá recriá-la, e o Sábado continua a ser um símbolo eterno Dele como Criador (ver Isaías 66:23). Na verdade, os judeus viam o Sábado como um símbolo, uma antecipação do que era chamado em hebraico olam haba, “o mundo por vir”.

A mensagem de três anjos que voam no céu com o apelo para adorarmos o Criador é a resposta do Céu para a falta de esperança de muitos no século 21. Ela aponta para o Criador, Aquele que, no princípio, fez todas as coisas, e para o nosso Redentor, Aquele que, após o juízo, quando o pecado for erradicado, fará novas todas as coisas. “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” (Apocalipse 21:5).

Como pode fazer do Sábado uma antecipação do Céu na sua vida e na vida da sua família?