30.1.22

Jesus, O Sacerdote Fiel - Um Sacerdote Em Nome Dos Seres Humanos

Sábado à tarde


Verso Áureo: “Pois tal sumo-sacerdote tornou-se nós, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus;” Hebreus 7:26

Leia para o estudo desta semana: Hebreus 5:1–10; Génesis 14:18–20; 1 Pedro 2:9; Hebreus 7:1–3; 7:11-16, 22, 26.

O abismo que existia entre Deus e nós foi causado pelo pecado. O problema foi agravado porque o pecado também implicava a corrupção da nossa natureza. Deus é santo, e o pecado não pode existir na Sua presença; então, a nossa própria natureza corrompida separou-nos de Deus, tal como dois ímans na orientação errada se repelem. Além disto, a nossa natureza corrompida tornou impossível aos seres humanos obedecer à lei de Deus. O pecado também envolve mal-entendidos. Os seres humanos perderam de vista o amor e a misericórdia de Deus e passaram a vê-lo como colérico e exigente.

Esta semana, vamos estudar as coisas incríveis que o Pai e o Filho fizeram para superar este abismo. Hebreus 5-7 fornece uma análise cuidadosa do sacerdócio de Jesus. O autor analisa a sua origem e propósito (Hebreus 5:1-10) e, depois, exorta os leitores a que não o desprezem (Hebreus 5:11-6:8), mas a apegarem-se à certeza da esperança que fornece (Hebreus 6:9). -20). Ele também explica as características do Seu sacerdócio (Hebreus 7:1-10) e as suas implicações para o relacionamento de Deus com os crentes (Hebreus 7:11-28). Esta semana vamos concentrar-nos especificamente em Hebreus 5:1-10 e Hebreus 7:1-28.

Domingo, 30 de Janeiro


Leia Hebreus 5:1-10. Qual é o papel do sacerdócio e, de acordo com esta passagem, como é que Jesus cumpre esse papel?

O propósito básico do sacerdócio levítico era mediar entre os pecadores e Deus. Os sacerdotes foram designados por Deus para ministrar em favor dos seres humanos; portanto, eles precisavam de ser misericordiosos e compreender as fraquezas humanas.

Em Hebreus 5:5-10, Paulo mostra que Jesus cumpre perfeitamente estes propósitos: Deus designou-O (Hebreus 5:5, 6), e Jesus também nos entende porque Ele também sofreu (Hebreus 5:7, 8).

No entanto, existem algumas diferenças importantes. Jesus não foi “tomado dentre os homens” (Hebreus 5:1). Em vez disso, Jesus adoptou a natureza humana para, entre outras coisas, servir como sacerdote em nosso favor. Jesus não ofereceu sacrifícios pelos Seus próprios pecados (Hebreus 5:3), mas apenas pelos nossos pecados, porque Ele não tinha pecado (Hebreus 4:15, 7:26-28).

Hebreus diz que Jesus orou “ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido” (Hebreus 5:7). Hebreus estava-se a referir à segunda morte, da qual Deus salvou Jesus quando o ressuscitou (Hebreus 13:20). Hebreus também diz que Jesus “aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu” (Hebreus 5:8). A obediência era nova para Jesus, não porque Ele fosse desobediente, mas porque Ele era Deus. Como soberano sobre o universo, Jesus não obedeceu a ninguém; em vez disso, todos Lhe obedeceram.

Os sofrimentos e a morte de Jesus na cruz são uma parte essencial do Seu ministério sacerdotal. Os sofrimentos não aperfeiçoaram Jesus no sentido de que Ele melhorou moral ou eticamente. Os sofrimentos não o tornaram misericordioso. Pelo contrário, Jesus veio a esta terra porque Ele sempre foi misericordioso, e é por isso que Ele teve compaixão de nós (Hebreus 2:17). O que Hebreus quer dizer é que foi através do sofrimento que a realidade do amor fraterno de Jesus, a autenticidade da Sua natureza humana e a profundidade da Sua submissão como representante da humanidade à vontade do Pai foram verdadeiramente expressas e reveladas. Ele foi “aperfeiçoado” no sentido de que os Seus sofrimentos o qualificaram para ser o nosso Sumo Sacerdote. Foi a Sua vida de perfeita obediência, e depois a Sua morte na cruz, que constituem a oferta de sacrifício que Jesus apresentou diante do Pai como nosso sacerdote.

Primeira Pedro 2:9 diz que somos “um sacerdócio real”. O que lhe diz a vida de Jesus que o seu relacionamento com outros seres humanos deve ser porque estamos neste papel sagrado?