25.1.22

Hoje, Se Ouvirdes A Sua Voz

Terça-feira, 25 de Janeiro


4. Leia Hebreus 4:4-8. Qual é o significado de entrar no descanso “hoje” em ligação com guardar o Sábado?

A incredulidade da geração do deserto impediu que entrassem no descanso que Deus prometeu. Mas Deus continuou a exortar o Seu povo a entrar neste descanso e não endurecer os seus corações. Paulo repete várias vezes que a promessa de Deus “resta” (Hebreus 4:1, 6, 9). Ele usa os verbos gregos kataleipo e apoleipo, enfatizando que temos “a promessa de entrar no seu repouso” (Hebreus 4:1). O facto de que o convite para entrar neste descanso foi repetido no tempo de Davi (Hebreus 4:6, 7, referindo-se ao Salmo 95) implicava que a promessa não tinha sido reivindicada e que ainda estava disponível. Paulo sugere que a experiência do verdadeiro descanso sabático está disponível desde o tempo da Criação (Hebreus 4:3, 4).

Deus convida-nos “hoje” a entrar no Seu descanso. “Hoje” é um conceito crucial em toda a Escritura. Quando Moisés renovou a aliança de Israel com Deus na fronteira da Terra Prometida, ele enfatizou a importância de “hoje” (Deuteronómio 5:3, compare com Deuteronómio 4:8, 6:6, etc.). Foi um momento de reflexão para reconhecer a fidelidade de Deus (Deuteronómio 11:2-7) e um momento de decidir obedecer ao Senhor (Deuteronómio 5:1-3). E de maneira semelhante, Josué conclamou o povo do seu tempo: “escolhei hoje a quem sirvais” (Josué 24:15).

Da mesma forma, “hoje” é um tempo de decisão para nós, um tempo de oportunidade, e também de perigo, como sempre foi para o povo de Deus (veja 2 Coríntios 6:2). “Hoje” aparece cinco vezes em Hebreus 3 e 4. Ele enfatiza a importância de ouvir a voz de Deus (Hebreus 3:7, 15; 4:7) porque deixar de ouvir e crer na palavra de Deus leva à desobediência e ao endurecimento dos nossas corações. Até poderia atrasar a nossa entrada na Canaã celestial, tal como impediu que a geração do deserto entrasse na Canaã terrestre.

Mas Jesus derrotou os nossos inimigos (Hebreus 2:14-16) e inaugurou uma nova aliança (Hebreus 8-10). Assim, podemos ir “com confiança ao trono da graça” (Hebreus 4:14-16). O apelo “hoje” convida-nos a reconhecer que Deus foi fiel e deu-nos todos os motivos para aceitar o Seu convite imediatamente e sem demora.

Que decisões espirituais deve fazer “hoje”, isto é, não adiar para outra ocasião? Quais foram as suas experiências passadas quando adiou fazer o que sabia que Deus queria que fizesse imediatamente?