19.1.22

Consagrado Pelas Aflições

Quarta-feira, 19 de Janeiro


6. Leia Hebreus 2:10, 17, 18 e 5:8, 9. Qual era a função do sofrimento na vida de Jesus?

O apóstolo diz que Deus consagrou Jesus “pelas aflições”. Esta expressão é surpreendente. O autor disse que Jesus é “o resplendor da sua glória (de Deus), e a expressa imagem da sua pessoa” (Hebreus 1:3) e que Ele é santo, inculpável, sem mácula (Hebreus 4:15; 7:26-28; 9:14; 10:5-10). Isto significa que Jesus não teve que superar nenhum tipo de imperfeição moral ou ética.

No entanto, Hebreus diz que Jesus passou por um processo de “consagração” que Lhe deu os meios para nos salvar. Ele foi consagrado para ser o nosso Salvador.

1. Jesus foi “consagrado” pelos sofrimentos para Se tornar o Príncipe da nossa salvação (Hebreus 2:10). Teve que morrer na cruz como um sacrifício para que o Pai pudesse ter os meios legais para nos salvar; foi a oferta de sacrifício perfeita, a única. Como Deus, Ele pode julgar-nos; mas, pelo Seu sacrifício, também nos pode salvar.

2. O Filho aprendeu obediência através de sofrimentos (Hebreus 5:8). A obediência era necessária para duas coisas: tornar o Seu sacrifício aceitável (Hebreus 9:14; 10:5-10) e torná-Lo o nosso exemplo (Hebreus 5:9). Jesus aprendeu a obediência porque nunca a tinha experimentado. Como Deus, a quem teria Ele que obedecer? Como o Filho eterno e Um com Deus, Ele foi honrado como Governante do Universo. Portanto, Jesus não passou da desobediência à obediência, mas da soberania e domínio à submissão e obediência. O exaltado Filho de Deus tornou-Se o obediente Filho do Homem.

3. Os sofrimentos revelaram Jesus como Sumo Sacerdote misericordioso e fiel (Hebreus 2:17, 18). Os sofrimentos não O tornaram mais misericordioso, mas foi pela Sua misericórdia que Ele Se ofereceu para morrer na cruz para nos salvar (Hebreus 10:5-10; compare com Romanos 5:7, 8). Foi através dos sofrimentos que a realidade do amor fraterno de Jesus foi verdadeiramente expressa e revelada.

Se o Jesus sem pecado sofreu, nós, como pecadores, certamente também vamos sofrer. Como podemos aprender a suportar as tragédias da vida e, ao mesmo tempo, obter esperança e certeza do Senhor, que nos revelou o Seu amor de tantas maneiras?