10.1.22

Deus Falou-Nos Pelo Filho

Segunda-feira, 10 de Janeiro


3. Leia Hebreus 1:1-4. Qual é a ideia central destes versos?

No original grego, Hebreus 1:1-4 é apenas uma frase, e afirma-se que é a mais bela de todo o Novo Testamento do ponto de vista da sua qualidade retórica. A sua principal afirmação é que Deus falou connosco através do Seu Filho, Jesus.

Para os judeus do primeiro século d.C., a palavra de Deus não era ouvida há muito tempo. A última revelação expressa na Palavra divina escrita foi através do profeta Malaquias e dos ministérios de Esdras e Neemias quatro séculos antes. Porém, através de Jesus, Deus falou outra vez com eles.

A revelação divina através de Jesus, no entanto, foi superior à revelação que Deus fez através dos profetas, pois Jesus é um meio maior de revelação. Ele é o próprio Deus, que criou o céu e a Terra e governa o Universo. Para Paulo, a divindade de Cristo é inquestionável.

Além disso, para o apóstolo, o Velho Testamento era a Palavra de Deus. O mesmo Deus que falou no passado continua a falar no presente. O Velho Testamento comunica a vontade divina; porém, só foi possível entender o seu significado de maneira mais completa quando o Filho veio à Terra. Na mente do autor, a revelação do Pai no Filho ofereceu a chave para a compreensão da verdadeira amplitude do Velho Testamento, tal como a imagem na caixa de um puzzle apresenta a chave para encontrar o encaixe correcto para cada uma das peças. Jesus trouxe à luz muito do Velho Testamento.

Ele veio para ser o nosso Representante e Salvador, tomar o nosso lugar na luta e derrotar a serpente. Da mesma forma, em Hebreus, Jesus é o Pioneiro, Capitão e “Precursor” dos crentes (Hebreus 2:10; 6:20). Ele luta por nós e representa-nos. Isto também significa que o que Deus fez por Jesus, o nosso Representante, também quer fazer por nós. Aquele que exaltou Jesus à Sua direita também deseja que nos sentemos com Jesus no Seu trono (Apocalipse 3:21). A mensagem de Deus para nós em Jesus inclui não apenas o que Jesus disse, mas também o que o Pai fez através Dele e para Ele, para nosso benefício temporal e eterno.

Pense no significado da vinda de Deus à Terra, na Pessoa de Jesus. Porque é que esta verdade nos traz tanta esperança?