29.1.22

Entrar No Seu Descanso - Uma Antecipação Da Nova Criação - Estudo Adicional

Quarta-feira, 26 de Janeiro


5. Leia Hebreus 3:11 e 4:1, 3, 5, 10. Como Deus é que caracteriza o descanso no qual nos convida a entrar?

Deus não nos convida apenas a descansar. Somos convidados a entrar no Seu descanso. Na Bíblia, “descanso” pode denotar paz na terra de Canaã (Deuteronómio 3:20), ou o templo em que a arca da aliança descansava (2 Crónicas 6:41), ou o Sábado em que Deus e os israelitas “descansam” do seu trabalho (Êxodo 20:11). Porém, nas passagens acima o Senhor convida-os a entrar no Seu descanso.

6. Leia Hebreus 4:9-11, 16. O que somos chamados a fazer?

O descanso sabático celebra o facto de Deus ter terminado ou completado a obra da criação (Génesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11) ou redenção (Deuteronómio 5:12-15). Da mesma forma, a entronização de Jesus no templo celestial celebra o facto de que Ele terminou de oferecer o sacrifício perfeito para a nossa salvação (Hebreus 10:12-14).

Repare que Deus apenas descansa quando garante o nosso bem-estar. Na criação, Deus descansou quando terminou a criação do mundo. Depois, descansou no templo apenas depois de ter acabado a conquista da terra que Ele tinha prometido a Abraão foi através das vitórias de Davi, e Israel habitava seguro (1 Reis 4:21-25; compare com Êxodo 15:18-21; Deuteronómio 11:24; 2 Samuel 8:1-14). Deus só construiu uma casa para Si depois de Israel e o rei terem uma casa.

O descanso final que Deus nos promete é o novo mundo que vai criar para nós depois que o grande conflito finalmente terminar. Hebreus refere-se a ele como “a cidade [...] da qual o artífice e construtor é Deus” (Hebreus 11:10) e como uma pátria celestial (Hebreus 11:14-16). Este descanso é a restauração do domínio, glória e honra que Deus originalmente concedeu aos seres humanos na criação (Hebreus 2:5-8; 12:28). É o Seu descanso. Não é simplesmente uma terra perfeita em que teremos paz, mas um novo céu e uma nova terra onde o trono de Deus estará. Ali teremos o nosso almejado descanso sabático.

Como podemos entrar no descanso de Deus agora mesmo e, pela fé, ter a certeza da salvação em Cristo, e não em nós mesmos?

Quinta-feira, 27 de Janeiro


7. Compare Êxodo 20:8-11; Deuteronómio 5:12-15 e Hebreus 4:8-11. Que diferenças encontramos quanto ao significado do descanso sabático?

Êxodo e Deuteronómio convidam-nos a olhar para o passado e descansar no Sábado para celebrar as obras da criação e da redenção. Hebreus 4:9-11, no entanto, convida-nos a olhar para o futuro. Diz-nos que Deus preparou um descanso sabático vindouro e sugere uma nova dimensão para a guarda do Sábado. O descanso sabático celebra não apenas as vitórias de Deus no passado, mas também as promessas divinas para o futuro.

A dimensão futura da observância do Sábado sempre existiu, mas foi negligenciada muitas vezes. Depois da queda, passou a ser a promessa de que Deus um dia restauraria a criação à sua glória original através do Messias. Deus ordenou que celebrássemos os Seus actos de redenção através da observância do Sábado, pois este dia aponta para a culminação da redenção numa nova criação. A observância do Sétimo Dia é uma antecipação do céu neste mundo imperfeito.

Isso foi sempre claro na tradição judaica. “Life of Adam and Eve”, The Old Testament Pseudepigrapha, de James H. Charlesworth, obra escrita entre 100 a.C. e 200 d.C., p. 18, diz: “O Sétimo Dia é um sinal da ressurreição, o descanso da era vindoura”. Outra fonte diz que a era vindoura é “o dia que é descanso sabático para a eternidade” (Jacob Neusner, The Mishnah, a New Translation [Yale University Press, 1988], p. 873). Othiot of Rabbi Akiba, uma fonte posterior, diz: “Israel disse perante o Santo, ‘Bendito seja Ele, Mestre do Mundo, se observarmos os mandamentos, que recompensa teremos?’ Ele lhe disse: ‘O mundo vindouro’. Disse-Lhe: ‘Mostra-nos como ele é’. Ele mostrou-lhes o Sábado’” (Theodore Friedman, “The Sabbath Anticipation of Redemption” [Judaism: A Quarterly Journal, v. 16], p. 443, 444).

O Sábado é celebração, alegria e acção de graças. Ao observá-lo, demonstramos que cremos nas promessas de Deus, que aceitamos o dom da graça. O Sábado é a fé vibrante. Quanto às acções, a observância do Sábado provavelmente seja a expressão mais completa da convicção de que somos salvos pela graça através da fé Nele.

Como podemos guardar o Sábado e mostrar o entendimento do que é a salvação pela fé, à parte das obras da lei? Em que sentido descansar no Sábado expressa salvação pela graça?

Sexta-feira, 28 de Janeiro


É significativo que Paulo, em Hebreus, tenha usado o descanso sabático, e não o domingo, como símbolo da salvação pela graça. O uso do descanso sabático dessa forma implica que os crentes valorizavam e observavam o sábado. Contudo, a partir do segundo século d.C., encontramos evidências de uma mudança decisiva na igreja. A observância do sábado deixou de ser considerada um símbolo de salvação e passou a ser símbolo de fidelidade ao judaísmo e à antiga aliança, que deveria ser evitado. Guardar o sábado tornou-se o equivalente a “judaizar”. Inácio de Antioquia (por volta de 110 d.C.) observou: “Aqueles que viviam de acordo com a antiga ordem encontraram uma nova esperança. Eles não mais observam o sábado, mas o dia do Senhor – o dia em que nossa vida foi ressuscitada com Cristo e por Sua morte” (Jacques B. Doukhan, Israel and the Church: Two Voices for the Same God [Hendrickson Publishers, 2002], p. 42). Marcião ordenou que seus seguidores jejuassem no sábado como sinal de rejeição aos judeus e ao seu Deus, e Vitorino não queria dar a impressão de que “observava o sábado dos judeus” (Israel and the Church, p. 41-45). Foi a perda da compreensão da observância do sábado como um símbolo da salvação pela graça que levou ao seu desaparecimento na igreja cristã.

“Portanto, o sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos. E é dado a todos quantos Cristo santifica. Como sinal de Seu poder santificador, o sábado é dado a todos quantos, por meio de Cristo, se tornam parte do Israel de Deus. […]

O sábado lhes aponta as obras da criação, como testemunho de Seu grande poder em redimir. Ao passo que evoca a perdida paz edênica, fala da paz restaurada por meio do Salvador. E tudo na natureza Lhe repete o convite: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Mateus 11:28.” O Desejado de Todas as Nações, p. 197

Perguntas para discussão:

1. Qual é a relação entre guardar o Sábado e a justificação pela fé?

2. Qual é a diferença entre a verdadeira observância do Sábado e a observância legalista? Como devemos observar o Sábado da maneira correcta?