Segunda-feira, 20 de Dezembro
2. Leia Números 20:12, 13. Que motivo específico deu o Senhor a Moisés para ele não entrar na terra? Deuteronómio 31:2; 34:4
Segundo o texto, havia mais no pecado de Moisés do que apenas a tentativa de tomar o lugar de Deus, o que já era suficientemente grave. Ele também mostrou falta de fé, o que, para alguém como Moisés, seria imperdoável. Afinal, este era o homem que, a partir do evento da sarça ardente (Êxodo 3:2-16), teve uma experiência com Deus diferente do que acontece com a maioria das pessoas, e ainda, de acordo com o texto, Moisés não creu (Números 20:12), ou seja, mostrou falta de fé no que o Senhor tinha dito e, como resultado, falhou em santificá-Lo diante dos filhos de Israel. Noutras palavras, se Moisés tivesse mantido a calma e feito o que era correcto, mostrando a sua própria fé e confiança em Deus no meio da apostasia, ele teria glorificado o Senhor diante do povo e sido, mais uma vez, um exemplo de fé e obediência verdadeiras.
Observe também como Moisés desobedeceu ao que o Senhor lhe disse especificamente que fizesse.
3. Leia Números 20:8. O que disse o Senhor a Moisés que fizesse? O que fez ele? Números 20:9-11
O verso nove mostra Moisés a pegar no bordão como o Senhor lhe tinha ordenado. Porém, no verso 10, em vez de falar com a rocha, da qual a água teria então fluído como expressão surpreendente do poder divino, Moisés feriu-a, não uma, mas duas vezes. Sim, bater numa pedra e tirar água dela foi um milagre, mas certamente não tão surpreendente como apenas falar com ela e ver o mesmo acontecer.
Claro, superficialmente pode parecer que o julgamento divino sobre Moisés foi extremo: depois de tudo o que ele passou, não teria permissão de cruzar o Jordão até à terra prometida. Desde que esta história é contada, indaga-se porque, por um ato precipitado, o que ele esperava há tanto tempo lhe teria sido negado.
Que lição devem os filhos de Israel ter aprendido com o que aconteceu a Moisés?