4.12.21

Deuteronómio Em Escritos Posteriores

Lição 11, 04 a 10 de Dezembro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Tão-somente o Senhor se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.” Deuteronómio 10:15

LEITURAS DA SEMANA: 2 Reis 22; Neemias 9:6; Jeremias 7:1-7; Salmos 148:4; Jeremias 29:13; Miqueias 6:1-8; Daniel 9:1-19

Uma das coisas fascinantes sobre a Bíblia, em especial o Velho Testamento, é a frequência com que se refere ou alude a si mesma; isto é, escritores posteriores do Velho Testamento referem-se aos anteriores. Os que escrevem depois usam os escritos dos que escreveram antes para apresentar o seu ponto de vista.

Salmos 81, por exemplo, volta ao livro de Êxodo e quase cita literalmente a introdução aos Dez Mandamentos: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito” (Salmos 81:10).

Em todo o Velho Testamento, o Génesis é mencionado (especialmente o relato da criação), como no exemplo: “Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz” (Jeremias 4:23; veja também Génesis 1:2).

Escritores posteriores do Velho Testamento, como os profetas, referiram-se muitas vezes ao livro de Deuteronómio, o qual desempenhou papel central no viver a aliança no inicio da história de Israel. Nesta semana, o foco do estudo será a maneira como o livro foi usado por escritores posteriores. Que partes de Deuteronómio usaram eles e que pontos defendiam que são relevantes no presente?