21.12.21

A Morte de Moisés

Terça-feira, 21 de Dezembro


Pobre Moisés! Depois de chegar tão longe e passar por tanta coisa, ficar de fora do cumprimento da promessa a Abrão: “À tua descendência darei esta terra” (Génesis 12:7).

4. Leia Deuteronómio 34:1-12. O que aconteceu com Moisés, e o que disse o Senhor sobre ele que mostrou como era um homem especial?

“Na solidão, Moisés reviu sua vida de lutas e dificuldades, desde que se retirou das honras da corte e de um reino que poderia ter em perspectiva no Egito, a fim de lançar sua sorte com o povo escolhido de Deus. Evocou à mente aqueles longos anos no deserto, com os rebanhos de Jetro, o aparecimento do Anjo na sarça ardente, e sua própria vocação para libertar Israel. Viu de novo os grandes prodígios do poder de Deus manifestos em prol do povo escolhido, e Sua longânima misericórdia durante os anos de sua peregrinação e rebelião. Apesar de tudo que Deus havia operado por eles, apesar das suas próprias orações e labores, apenas dois de todos os adultos do vasto exército que deixou o Egito, foram achados dignos de entrar na Terra Prometida. Revendo Moisés os resultados de seus trabalhos, sua vida de provações e sacrifícios parecia ter sido quase em vão.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 345

Deuteronómio 34:4 diz algo interessante. “Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei”. O Senhor usou quase as mesmas palavras que tinha dito repetidamente aos patriarcas e aos seus filhos, sobre dar-lhes a terra. Naquele momento, Ele repetiu-as a Moisés.

O Senhor também disse: “eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.” (Deuteronómio 34:4). Não era possível a Moisés, parado onde estava, ter visto tudo o que o Senhor lhe apontou, de Moabe a Dã, a Naftali e assim por diante. Ellen G. White esclareceu: foi uma revelação sobrenatural, não apenas da terra, mas de como seria depois que tivessem tomado posse dela.

Era como se Deus estivesse a provocar Moisés, metendo o dedo na ferida: Poderias ter estado aqui se Me tivesses obedecido. Mas o Senhor mostrou-lhe que apesar do erro do Seu servo, Deus seria fiel às promessas da aliança feita com os patriarcas e com Israel. Além disso, o Senhor tinha algo melhor para aquele servo fiel e imperfeito.