13.12.21

Deuteronómio no Novo Testamento

Lição 12, 11 a 17 de Dezembro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4:4

LEITURAS DA SEMANA: Mateus 4:1-11; Deuteronómio 8:3; Atos 10:34; Gálatas 3:1-14; Atos 7:37; Hebreus 10:28-31

O Novo Testamento está repleto de referências ao Velho. Ou seja, os escritores inspirados do Novo Testamento citaram os escritores inspirados do Velho como fonte de autoridade. O próprio Jesus disse: “Está escrito” (Mateus 4:4), significando o seguinte: “Está escrito no Velho Testamento”; e Ele disse: “para que as Escrituras se cumpram” (Marcos 14:49), isto é, as Escrituras do Velho Testamento. E quando Jesus encontrou dois discípulos no caminho de Emaús, em vez de fazer um milagre para mostrar quem Ele era, “explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27).

Seja usando citações directas do Velho Testamento, ou alusões, ou referências a histórias ou profecias, os escritores do Novo Testamento constantemente usaram o Velho Testamento para apoiar, e até mesmo justificar, as suas afirmações.

Entre os livros citados frequentemente ou mencionados está Deuteronómio (junto com Salmos e Isaías). Mateus, Marcos, Lucas, Atos, João, Romanos, Gálatas, 1 e 2 Coríntios, Hebreus, as epístolas pastorais de Paulo e o Apocalipse remontam a Deuteronómio.

Nesta semana, vamos examinar alguns destes casos e veremos que verdades presentes podemos extrair deles.