13.12.21

Está Escrito

Domingo, 12 de dezembro


1. Leia Mateus 4:1-11. Como respondeu Jesus às tentações de Satanás no deserto e qual é a lição importante para nós na Sua resposta?

Jesus não discutiu com Satanás nem o rebateu. Ele simplesmente citou as Escrituras, pois a Palavra de Deus é “viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes” (Hebreus 4:12). Em cada caso, a palavra que Ele citou era de Deuteronómio. É interessante que Jesus, no deserto, tenha escolhido citar textos que foram dados a Israel também no deserto.

Na primeira tentação, Jesus referiu-Se a Deuteronómio 8:3. Moisés contava ao antigo Israel como o Senhor lhes tinha provido no deserto o maná e outros recursos, como parte de um processo de refinamento, enquanto procurava ensinar-lhe lições espirituais. Uma dessas lições é que “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). O Senhor deu-lhe alimento físico, mas também o espiritual. Não se pode pegar apenas no primeiro sem o segundo. Jesus usou a imagem do pão como transição para Deuteronómio e para repreender Satanás e a dúvida que ele tentou despertar.

Na segunda tentação, Jesus citou Deuteronómio 6:16, em que Moisés falava ao povo da rebelião em Massá (Êxodo 17:1-7): “Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá”. A expressão “tentareis” pode significar “provar” ou “testar”. O Senhor já tinha mostrado, repetidamente, o Seu poder e disposição para lhes prover; ainda assim, quando houve o problema, eles clamaram: “Está o Senhor no meio de nós, ou não?” (Êxodo 17:7). Jesus utilizou esta história para repreender Satanás.

Na terceira tentação, Satanás procurou fazer com que Cristo Se curvasse e o adorasse. Que revelação aberta e flagrante de quem ele realmente é e do que realmente queria! Em vez de debater, Jesus repreendeu a Satanás e voltou-Se novamente à Palavra de Deus, em Deuteronómio, onde o Senhor alertava o Seu povo sobre o que aconteceria caso se afastasse e adorasse outros deuses. “O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás” (Deuteronómio 6:13).

Como podemos extrair mais poder para a nossa vida do estudo da Bíblia, para reflectirmos mais plenamente o carácter de Jesus e, como Ele, resistir às tentações do inimigo?