18.11.21

O mandamento não é muito difícil

Quarta-feira, 17 de Novembro


Deuteronómio 30 começa com o Senhor a dizer o que ia acontecer caso o povo se arrependesse e se afastasse dos seus maus caminhos. Que promessas maravilhosas foram lhes oferecidas!

5. Leia Deuteronómio 30:1-10. Embora o texto fale sobre o que lhes ia acontecer se desobedecessem, que promessas lhes fez Deus? O que nos ensina isto sobre a graça divina?

Ouvir isto foi reconfortante. No entanto, se eles se afastassem do que Deus tinha ordenado, iam sofrer consequências. O Senhor não oferece graça barata. Deviam, no mínimo, ter percebido nas palavras de Deus o Seu grande amor por eles, e, como resposta, amar o Senhor, revelando o seu amor sendo obedientes às Suas palavras.

6. Leia Deuteronómio 30:11-14. O que disse o Senhor? Que promessa há nestes versos e que textos do Novo Testamento reflectem a mesma promessa?

Com esta bela linguagem e lógica inabalável, veja o apelo feito no texto. O Senhor não lhes pediu algo difícil de fazer. O mandamento não era difícil de entender nem misterioso, nem estava fora do seu alcance. Não estava no céu, tão longe que outra pessoa tivesse que o ir buscar, tampouco nos mares, de modo que alguém lho devesse levar. O Senhor disse: “Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a fazeres” (Deuteronómio 30:14). Ou seja, vos a conheceis o suficiente para serdes capazes de a pronunciar, e está no vosso coração, e sabeis que deveis fazê-lo. Portanto, não há desculpa para não obedecer. “Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 333).

O apóstolo Paulo cita alguns destes versos no contexto da salvação em Cristo, referindo-se a eles como um exemplo de justificação pela fé (Veja Romanos 10:6-10).

Depois destes versos, o povo foi instruído a escolher: vida ou morte, bênção ou maldição. Se, pela graça e pela fé, escolhesse a vida, ele a teria. Seria diferente hoje?