6.11.21

Lei e Graça

Lição 7, 06 a 12 de Novembro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” Gálatas 2:21

LEITURAS DA SEMANA: Ezequiel 28:15, 16; Deuteronómio 4:44; Romanos 3:20; Deuteronómio 10:1-15; 5:6-22; 9:1-6

Os cristãos da maioria das denominações falam sobre lei e graça e entendem a relação entre elas. A lei é o padrão de santidade e justiça divinas, e violá-la é pecado. “Qualquer que pratica o pecado também pratica iniquidade, porque o pecado é iniquidade.” (1 João 3:4). E porque todos nós transgredimos esta lei, pois “a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado” (Gálatas 3:22), apenas a graça de Deus nos pode salvar. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8).

Neste contexto, temos o “pequeno detalhe” do Sábado do Sétimo Dia como parte da lei. Por várias razões, muitos cristãos estão determinados a rejeitá-lo, dando todos os tipos de desculpas para justificar essa atitude. Em algum momento, precisamos pensar também sobre este assunto.

Embora expresso de maneiras diferentes e em cenários variados, o tema da lei e da graça está em toda a Bíblia, incluindo Deuteronómio. Sim, este livro também apresenta a relação entre lei e graça, mas num contexto singular.