29.11.21

Lembrando O Arco-íris

Domingo, 28 de Novembro


A palavra “lembrar” aparece pela primeira vez na Bíblia em Génesis 9, quando, após o dilúvio, o Senhor disse a Noé que colocaria o arco-íris no céu como sinal da Sua aliança com toda a Terra, de que Ele nunca mais a destruiria com um dilúvio.

1. Leia Génesis 9:8-17. Como é usada aquia palavra “lembrar”? O que podemos aprender com isto?

Deus não precisa do arco-íris para Se lembrar da Sua promessa e aliança. Ele falou apenas numa linguagem que os humanos entendessem. O propósito do arco-íris é lembrar-nos da promessa e aliança de não destruir o mundo novamente com água. Ele ajudaria as pessoas a se lembrarem da aliança especial. Sempre que aparece o arco-íris, o povo de Deus lembra-se não apenas do juízo sobre o mundo pelos seus pecados, mas também do Seu amor pelo mundo e da Sua promessa de não o inundar outra vez.

Portanto, vemos a importância de lembrarmos as promessas divinas, as advertências e a acção de Deus no mundo.

O arco-íris no céu torna-se ainda mais importante hoje quando, com base na continuidade das leis da natureza, muitos cientistas rejeitam a ideia de que já houve um dilúvio mundial. É fascinante que Ellen G. White tenha escrito que, antes do dilúvio, muitos tinham a ideia de que a continuidade das leis da natureza excluía a possibilidade de um dilúvio mundial. Ela escreveu que os sábios argumentavam que as leis da natureza “são tão firmemente estabelecidas que o próprio Deus não as pode mudar” (Patriarcas e Profetas, p. 97). Portanto, as pessoas diziam, com base nestas leis, que o dilúvio não podia acontecer; depois do dilúvio, as pessoas argumentam, com base nestas mesmas leis, que ele nunca aconteceu.

No entanto, Deus na Sua Palavra falou sobre o dilúvio e deu ao mundo um sinal, não apenas deste acontecimento, mas da Sua promessa de não o trazer outra vez. Assim, se nos lembrarmos do que o arco-íris significa, podemos ter a garantia, escrita no céu em belas cores, de que a Palavra de Deus é certa. E se podemos confiar nisto, porque não confiar em tudo o que Ele nos diz?

Ao ver um arco-íris, pense nas promessas de Deus. Aprendemos a confiar nelas?