27.11.21

Lembra-Te, E Não Te Esqueças

Lição 10, 27 de novembro a 03 de Dezembro


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “Lembra-te, e não te esqueças, de que muito provocaste à ira ao Senhor teu Deus no deserto; desde o dia em que saístes do Egito, até que chegastes a esse lugar, rebeldes fostes contra o Senhor;” Deuteronómio 9:7

LEITURAS DA SEMANA: Génesis 9:8-17; Deuteronómio 4:32-39; Apocalipse 14:12; Deuteronómio 4:9, 23; 6:7; 8:7-18; Efésios 2:8-13

Há duas palavras que estão presentes em toda a Bíblia: lembrar e esquecer. Ambas se referem a algo humano, que acontece na mente. São verbos e são opostos: lembrar é não esquecer, e esquecer é não lembrar.

Com frequência Deus diz ao Seu povo para se lembrar de todas as coisas que Ele fez pelos Seus filhos; lembrar-se da Sua graça e bondade para com o Seu povo. Grande parte do Antigo Testamento consiste na exortação dos profetas ao povo hebreu para que não se esquecesse do que o Senhor tinha feito por ele. Mas também, o mais importante, os israelitas não se deviam esquecer de qual era o seu chamado no Senhor e de que tipo de povo deviam ser em resposta a este chamado. “Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade” (Salmos 77:11).

É diferente para nós hoje, tanto no âmbito colectivo como no pessoal? É muito fácil esquecer o que Deus fez por nós.

Nesta semana, conforme expresso em Deuteronómio, vamos ver este importante princípio de lembrar e não esquecer a actuação divina na nossa vida.