9.9.20

Testemunhando Com Segurança

Quarta-feira, 09 de Setembro


6. Leia 1 João 5:11-13, Hebreus 10:19-22 e 1 Coríntios 15:1, 2. Que certeza de vida eterna é que as Escrituras nos dão que nos permite testemunhar com segurança da nossa salvação em Cristo?

Se não temos a certeza pessoal da salvação em Jesus, não é possível partilhá-la. Não podemos oferecer o que não temos. Há cristãos conscienciosos que vivem num estado de incerteza perpétua, imaginando se algum dia serão suficientemente bons para serem salvos. É como um velho e sábio pregador disse uma vez: “Quando olho para mim mesmo, não vejo como me posso salvar. Mas quando olho para Jesus, não vejo como me posso perder”. As palavras do Senhor ressoam com certeza através dos tempos: “Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” (Isaías 45:22).

O nosso Senhor deseja que cada um de nós se alegre na salvação que Ele oferece tão generosamente. Ele quer que experimentemos o que significa ser justificado pela Sua graça e estar livre da condenação que a culpa do pecado traz. Como Paulo disse: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). O apóstolo acrescentou que podemos ter a certeza de que “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.” (Romanos 8:1). O apóstolo João confirmou que “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

Se, pela fé, aceitamos Jesus e Ele vive no nosso coração através do Seu Espírito Santo, o dom da vida eterna é nosso hoje. Isto não quer dizer que, se já experimentamos a graça de Deus e a salvação em Cristo, seria impossível perdê-la (2 Pedro 2:18-22; Hebreus 3:6; Apocalipse 3:5). Temos sempre a livre escolha de nos afastar Dele, mas, uma vez que experimentamos o Seu amor e entendemos a profundidade do Seu sacrifício, nunca devemos optar por nos afastar Daquele que nos ama tanto. Dia após dia, precisamos buscar oportunidades de partilhar a graça que recebemos em Jesus.

Está certo da salvação em Jesus? Se sim, qual é o fundamento da sua segurança e por que tem essa certeza? Por outro lado, se não tem a certeza, que práticas o podem ajudar a ter esta convicção?