Domingo, 06 de Setembro
Como cristãos, todos temos uma história pessoal para contar, um relato do que Jesus mudou na nossa vida e sobre o que Ele fez por nós.
1. Leia Efésios 2:1-10. Como éramos antes de conhecer a Cristo? O que é nosso desde que O aceitamos?
A. Antes de conhecer a Cristo (Efésios 2:1-3)
B. Depois de conhecer a Cristo (Efésios 2:4-10)
Que mudança incrível! Antes de conhecermos a Cristo, estávamos “mortos em ofensas e pecados”, a andar “segundo o curso deste mundo”, “fazendo a vontade da carne”; “e éramos por natureza filhos da ira”. Simplificando, antes de conhecer a Cristo, vagávamos sem rumo pela vida numa condição perdida.
Podemos ter vivido o que parecia ser felicidade, mas havia uma angústia do coração e um propósito não realizado na nossa vida. Ir a Cristo e experimentar o Seu amor fizeram toda a diferença. Agora, Nele, estamos verdadeiramente “vivos”. Mediante “a suprema riqueza da Sua graça” e a Sua rica misericórdia para connosco, recebemos o dom da salvação. Ele ressuscitou-nos para nos fazer “assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para connosco, em Cristo Jesus”. No Salvador, a vida assumiu um novo significado e tem um novo propósito. Como João declarou: “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens” (João 1:4).
2. Leia Efésios 2:10. Porque é que as boas obras são tão essenciais para a fé do cristão? Como podemos entender esta ideia no contexto da salvação pela fé “sem as obras da lei” (Romanos 3:28)?
O que mudou na sua vida por causa de Cristo? Essa mudança poderia ajudar alguém a conhecer Jesus? O que pode fazer para partilhar essa experiência?