Terça-feira, 22 de Setembro
Quando Paulo aceitou a Cristo, a sua vida mudou radicalmente. Cristo deu-lhe um futuro novo, tirou-o da sua zona de conforto e levou-o a experiências que ele nunca tinha imaginado. Mediante o Espírito Santo, o apóstolo proclamou a Palavra de Deus para milhares no mundo mediterrânico. O seu testemunho mudou a história do cristianismo e do mundo.
4. Leia Atos 9:3-6, 10-20. O que é que estes versos revelam sobre o propósito de Jesus para a vida de Paulo?
Jesus escolhe candidatos improváveis para testemunhar do Seu nome. Pense nos endemoninhados, a mulher samaritana, a prostituta, o colector de impostos, os pescadores e, agora, o feroz perseguidor. Eles foram transformados e depois enviados com alegria para contar a história do que Cristo tinha feito na sua vida. Eles nunca se cansavam de contar a história. O que Cristo tinha feito era tão maravilhoso que eles tinham que partilhar. Não podiam ficar calados.
5. Compare Atos 28:28-31e 2 Timóteo 4:5-8. Quais são os indícios de que Paulo nunca hesitou em dar a vida a Cristo no ministério de ganhar pessoas?
Enquanto estava em prisão domiciliaria em Roma, Paulo afirmou que a “salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão” (Atos 28:28). Ele recebia todos os que o visitavam e pregava-lhes a Palavra (Atos 28:30, 31). No fim da sua vida, pediu a Timóteo que fizesse a obra de um evangelista, e disse de si mesmo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
Ainda que o nosso chamado não seja dramático como o de Paulo, Deus está a convocar-nos para participar na Sua obra de mudar o mundo. Apesar das dificuldades que enfrentou (2 Coríntios 11:25-30), Paulo permaneceu fiel ao seu chamado no Senhor. A história deste ex-perseguidor dos fiéis que se tornou o defensor mais influente e importante da fé cristã é um poderoso testemunho do que Deus faz por alguém que dedica a vida à Sua obra.
O que é que Deus o chamou para fazer? Está a cumprir esse chamado?