Quarta-feira, 30 de Setembro
Ao escolherem obedecer à mensagem da serpente, Adão e Eva enfrentaram, entre muitas outras consequências, a expulsão da sala de aula de Deus. Pense no que eles perderam por causa do pecado. Quando entendemos a sua queda podemos compreender melhor o propósito da educação para nós na atualidade. Apesar de terem sido expulsos, a vida no mundo imperfeito inaugurou um novo propósito para a educação.
Antes da queda, a educação era a maneira como Deus fazia com que Adão e Eva conhecessem o Seu caráter, a Sua bondade e o Seu amor. Depois da expulsão deles, a obra da educação passou a ser ajudar a humanidade a conhecer estas coisas, bem como recriar a imagem de Deus em nós. Apesar da sua remoção física da presença do Senhor, os filhos de Deus ainda podem conhecer a Sua bondade e o Seu amor. Através da oração, serviço e estudo da Sua Palavra, podemos aproximar-nos de Deus como Adão e Eva faziam no Éden.
A boa notícia é que, por causa de Jesus, e do plano da redenção, nem tudo está perdido. Temos a esperança de salvação e restauração. E a educação cristã deve conduzir os alunos a Jesus, ao que Ele fez por nós e à restauração que Ele oferece.
4. Leia 2 Pedro 1:3-11. À luz de tudo o que se perdeu quando o ser humano deixou o jardim, estes versos mostram-nos que muito pode ser recuperado. O que devemos fazer para buscar a restauração da imagem de Deus na nossa vida?
Através de Jesus recebemos “tudo o que diz respeito à vida e piedade”. Que promessa! Quais são algumas destas coisas? Pedro deu-nos uma lista: fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança e assim por diante. Observe também que o conhecimento é uma das coisas mencionadas por Pedro. Evidentemente, esta ideia leva à noção de educação. A verdadeira educação leva ao verdadeiro conhecimento, o conhecimento de Cristo, e, assim, não apenas nos tornamos mais semelhantes a Ele, como também podemos partilhar o nosso conhecimento Dele.
Pense por um momento no facto de que a árvore proibida era a árvore do “conhecimento do bem e do mal”. Porque é que nem todo conhecimento é bom? Como sabemos a diferença entre o conhecimento bom e o mau?