14.4.20

Jesus e Todas as Escrituras

Terça-feira, 14 de Abril

4. Leia Lucas 24:13-35, 44, 45. Como é que Jesus usou as Escrituras para ensinar aos discípulos a mensagem do evangelho?

Depois da morte de Cristo, os Seus seguidores ficaram confusos e com dúvidas. Como pôde isto acontecer? O que significava a Sua morte? De acordo com Lucas, Jesus apareceu-lhes duas vezes, primeiro a dois que estavam a caminho de Emaús e depois a outros. Em duas ocasiões diferentes, Jesus explicou como tudo se tinha cumprido das profecias do Antigo Testamento: “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27).

Mais uma vez em Lucas 24:44, 45, Ele disse: “São estas as palavras que Eu vos falei, [...]: importava se cumprisse tudo o que de Mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Jesus “então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”.

Observe a referência específica em Lucas 24:27 a “todas as Escrituras”. Isto foi enfatizado outra vez na segunda passagem como a “Lei de Moisés”, os “Profetas” e os “Salmos” (Lucas 24:44). Isto estabelece claramente que Jesus, o Verbo encarnado (João 1:1-3, 14), confiava na autoridade das Escrituras para explicar como estas coisas foram preditas centenas de anos antes. Ao referir-Se à totalidade das Escrituras, Jesus estava a ensinar os discípulos pelo exemplo. À medida que fossem espalhar a mensagem do evangelho, eles também deveriam expor todas as Escrituras para trazer compreensão e poder aos novos conversos em todo o mundo.

Em Mateus 28:18-20, Jesus disse aos Seus discípulos naquela ocasião (e para nós hoje) que “toda a autoridade” Lhe “foi dada no Céu e na Terra”. Mas essa autoridade permanecia fundamentada no Seu Pai e em toda a Divindade, pois Ele lhes disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Então vem a passagem-chave: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. O que Jesus ensinou e ordenou? Os Seus ensinamentos estão fundamentados em todas as Escrituras. Ele veio com base na autoridade profética da Palavra, e em cumprimento das profecias das Escrituras Ele submeteu-Se ao Seu Pai.

Se Jesus aceitava todas as Escrituras, não devemos fazer o mesmo? Como podemos aceitar a autoridade da Bíblia inteira, mesmo quando percebemos que nem tudo é necessariamente aplicável atualmente?