28.4.20

A Clareza das Escrituras

Terça-feira, 28 de Abril

Qualquer apelo a favor do princípio das “Escrituras Somente” tem pouco sentido se o texto da Bíblia não for claro no seu significado.

3. Leia Mateus 21:42; 12:3, 5; 19:4; 22:31; 24:15; Marcos 12:10, 26; 13:14; Lucas 6:3. O que sugere a repetida referência de Jesus às Escrituras em relação à clareza da sua mensagem?

O testemunho bíblico é inequívoco: a Bíblia é suficientemente clara no que ensina. A Bíblia é tão clara que pode ser entendida tanto por crianças como por adultos, especialmente nos seus ensinos mais ­básicos. No entanto, ainda existem oportunidades infinitas para que o nosso conhecimento e compreensão se desenvolvam mais profundamente. Não precisamos que nenhum magistério eclesiástico nos apresente o significado da Bíblia. Em vez disso, os seus ensinos fundamentais podem ser compreendidos por todos os cristãos. Ela admite o sacerdócio de todos os crentes, em vez de restringir a sua interpretação a um grupo selecto, como o sacerdócio clerical. Portanto, a própria Bíblia encoraja-nos a estudá-la por nós mesmos, pois somos capazes de entender a mensagem de Deus para nós.

Tem sido apropriadamente apontado que “o exemplo uniforme dos escritores da Bíblia mostra que as Escrituras devem ser tomadas no seu sentido literal, a menos que se trate, óbvia e claramente, de linguagem figurada [...]. Não é preciso retirar a ‘casca’ para alcançar o ‘miolo’ de um significado místico, secreto ou alegórico, que apenas iniciados podem descobrir” (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, Casa Publicadora Brasileira, 2011, p. 75). Em vez disso, a clareza da Bíblia diz respeito à linguagem, sentido e palavras das Escrituras, pois há uma verdade definida pretendida pelos escritores bíblicos, em vez de múltiplos significados subjetivos e incontrolados do texto bíblico.

Isto não significa que, às vezes, não nos depararemos com textos e ideias que não captamos nem compreendemos completamente. Afinal, é a Palavra de Deus, e somos apenas seres humanos caídos. Contudo, as Escrituras são suficientemente claras sobre as coisas que realmente precisamos conhecer e entender, especialmente em relação à questão da salvação.

Já teve dificuldade para compreender alguns textos, mas conseguiu esclarecê-los posteriormente? Como pode ajudar outras pessoas a lutar com algo semelhante?