20.4.20

Experiência

Segunda-feira, 20 de Abril

3. Leia Romanos 2:4 e Tito 3:4, 5. Como experimentamos a bondade, a paciência, o perdão, a benevolência e o amor de Deus? Porque é importante que a fé não seja apenas conhecimento abstrato, mas algo vivenciado? As experiências podem entrar em conflito com a Bíblia e até enganar-nos na fé?

A experiência faz parte da existência humana. Ela influencia os nossos sentimentos e pensamentos de uma forma poderosa. Deus projetou-nos de tal maneira que o nosso relacionamento com a criação, e até com o próprio Deus, é significativamente conectado com a nossa experiência e moldado por ela.

É desejo de Deus que experimentemos a beleza dos relacionamentos, da arte, da música e das maravilhas da criação, bem como a alegria da Sua salvação e o poder das promessas da Sua Palavra. A nossa religião e fé são mais do que apenas doutrinas e decisões racionais. O que experimentamos molda significativamente a nossa visão de Deus e até a nossa compreensão da Sua Palavra. Mas também precisamos ver claramente as limitações e insuficiências das nossas experiências quando se trata de conhecer a vontade de Deus.

4. Que advertência se encontra em 2 Coríntios 11:1-3? O que revela isso sobre os limites da confiança nas nossas experiências?

As experiências podem ser muito enganadoras. Biblicamente, a experiência precisa ter a sua esfera apropriada. Deve ser influenciada, moldada e interpretada pelas Escrituras. Às vezes desejamos experimentar algo que não está em harmonia com a Palavra e a vontade de Deus. Nessas ocasiões, precisamos confiar na Bíblia acima da nossa experiência e dos nossos desejos. Devemos estar atentos para assegurar que as experiências estejam em harmonia com as Escrituras e não contradigam o claro ensino da Bíblia.

Na fé em que o amor a Deus e aos outros (Marcos 12:28-31) são os mandamentos principais, a experiência é importante. Todavia, porque é crucial provar a experiência pela Palavra?