26.4.20

As Escrituras Como a Norma Dominante

Domingo, 26 de Abril

Desde o início do seu movimento, os Adventistas do Sétimo Dia têm-se considerado um povo do “Livro”, isto é, cristãos que crêem na Bíblia. Para confirmar o princípio escriturístico do Sola Scriptura (Somente pelas Escrituras), reconhecemos a autoridade singular da Bíblia. Esta é a norma dominante para a nossa teologia e a autoridade suprema para a vida e a doutrina. Outras fontes, como a experiência religiosa, a razão humana ou a tradição, são subservientes à Bíblia. Na verdade, o princípio do Sola Scriptura tinha a intenção de proteger a autoridade das Escrituras da dependência da igreja e da sua interpretação, e ele descartava a possibilidade de que o padrão da sua interpretação viesse de fora da Bíblia.

1. Em 1 Coríntios 4:1-6, especialmente no verso 6, Paulo disse que não devemos “ultrapassar o que está escrito”. Porque é que este é ponto crucial para a nossa fé?

Não ultrapassar o que está escrito não exclui ideias de outros campos de estudo, como a arqueologia bíblica ou a história. Outros campos podem lançar luz sobre alguns aspectos bíblicos e sobre o contexto das passagens bíblicas, e assim podem-nos ajudar a compreender mais o texto bíblico. Também não exclui o auxílio de outros recursos na tarefa da interpretação, como léxicos, dicionários, concordâncias e outros livros e comentários. No entanto, na interpretação correcta da Bíblia, o texto das Escrituras tem prioridade sobre todos os outros aspectos, ciências e auxílios secundários. Outros pontos de vista devem ser avaliados cuidadosamente da perspectiva das Escrituras como um todo.

O que confirmamos positivamente quando praticamos o princípio do Sola Scriptura é que, se surge um conflito na interpretação da nossa fé, então apenas as Escrituras têm a autoridade que transcende e julga qualquer outra fonte ou tradição da igreja. Não devemos ultrapassar nem contrariar o que está escrito na Bíblia. O verdadeiro cristianismo e a pregação convincente do evangelho dependem de um firme compromisso com a autoridade das Escrituras.

“Somente as Escrituras são o verdadeiro senhor e mestre de todos os escritos e doutrinas da Terra.” Martin Luther, Luther’s Works, v. 32: Career of the Reformer II, ed. Jaroslav Jan Pelikan, Hilton C. Oswald e Helmut T. Lehmann [Philadelphia: Fortress Press, 1999], p. 11, 12.

Leia Atos 17:10, 11. Como é que estes versos esclarecem a primazia das Escrituras?