15.4.20

Jesus e a Origem e História da Bíblia

Quarta-feira, 15 de Abril

Jesus ensinou que a Bíblia é a Palavra de Deus no sentido de que o que ela declara é sinónimo do que Deus diz. A origem da Bíblia encontra-se em Deus e, portanto, ela contém a autoridade suprema para todos os aspectos da vida. Deus trabalhou ao longo da História para revelar a Sua vontade à humanidade através da Bíblia.

Por exemplo, em Mateus 19:4 e 5, Jesus citou um texto escrito por ­Moisés. Mas Ele referiu-Se a essa passagem da seguinte maneira: “o ­Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e [...] disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe”. Em vez de dizer “assim dizem as Escrituras”, Jesus declarou: “o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e [...] disse”, atribuindo à palavra do Senhor o que o narrador de Génesis escreveu. Deus é considerado o Autor desta declaração, mesmo que ela tenha sido escrita por Moisés.

5. Como compreendia Jesus as pessoas e os eventos históricos da Bíblia? Mateus 12:3, 4; Marcos 10:6-8; Lucas 4:25-27; 11:51; Mateus 24:38

Jesus tratava constantemente pessoas, lugares e eventos do Antigo Testamento como verdades históricas. Ele referiu-Se a Génesis 1 e 2, a Abel em Génesis 4, a Davi a comer os pães da proposição e a Eliseu, entre outras figuras históricas. Ele falou repetidamente dos sofrimentos dos profetas antigos (Mateus 5:12; 13:57, 23:34-36, Marcos 6:4). Numa mensagem de advertência, Cristo também descreveu os dias de Noé: “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao Dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o Dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:38, 39). Há aqui todos os indícios de que Jesus Se estava a referir a este ato poderoso de juízo de Deus como um evento histórico.

Visto que o próprio Jesus Se referiu a estas pessoas históricas como reais, o que revela isto sobre o poder dos enganos de Satanás, considerando que muitas pessoas, até mesmo professos cristãos, negam a existência destes personagens? Porque não devemos cair nesta armadilha?