2.7.19

Deus: um vislumbre da criação

Domingo, 30 de Junho 

Este mundo e a vida que nele há; a vida das pessoas ao redor e o modo como interagimos com elas; a nossa própria vida e a melhor maneira de vivê-la – tudo começa com Deus, porque “Nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28). 

Eis o início da história bíblica: “No princípio criou Deus os céus e a Terra” (Génesis 1:1). O Ele ter chamado a Terra à existência pela Sua palavra mostra um poder e um processo que nem podemos começar a imaginar. 

No entanto, Deus não criou à distância; Ele estava intimamente envolvido especialmente no que diz respeito à criação do primeiro ser humano (veja Génesis 2:7). 

1. Leia a história da criação dos primeiros seres humanos em Génesis 1:26–31. Que coisas importantes revela este relato sobre Deus? E sobre as pessoas? 

Dizem que aprendemos muito sobre Deus quando passamos tempo na natureza, a observar a Sua criação e a ver nela aspectos do caráter do Criador. Mas também podemos ter vislumbres de como Ele criou o mundo quando examinamos a nossa compreensão do próprio Deus. Por exemplo, se o Senhor é um Deus de ordem, devemos encontrar ordem na Sua criação. Ou se cremos que o Senhor é criativo, não nos devemos surpreender ao encontrar exemplos incríveis de criatividade no mundo que Ele criou. 

De maneira semelhante, cremos que o Senhor é um Ser social e, portanto, consideramos os relacionamentos um elemento central na maneira pela qual Deus criou o mundo. Cada elemento do mundo foi criado em conexão com a restante criação. Ele criou animais em harmonia relacional. Ele criou os seres humanos num relacionamento com Ele mesmo, com os outros e com a restante criação. 

Embora a nossa compreensão de Deus seja limitada em muitos aspectos, o que podemos aprender do Seu caráter deve levar-nos a reconsiderar como o mundo devia ser. 

É útil ver o mundo como um reflexo do caráter de Deus, mesmo com a evidente devastação causada pelo pecado?