2.9.20

Os Pequenos Grupos Do Novo Testamento

Quarta-feira, 02 de Setembro


A igreja do Novo Testamento cresceu exponencialmente. Em poucos anos, ela passou de um pequeno grupo de fiéis para dezenas de milhares de fiéis. Muitos factores contribuíram para este influxo de cristãos e para este fenómeno de rápido crescimento. O ministério de Jesus semeou a semente do evangelho e preparou as multidões para aceitar a pregação dos discípulos. Após a ascensão de Cristo, o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes sobre os discípulos em oração. Um dos factores que contribuíram para o crescimento da igreja do Novo Testamento foi a sua estrutura organizacional de pequenos grupos.

6. Leia Atos 18:1-5; 20:1-4. Porque é que Lucas listou alguns nomes daqueles com quem Paulo trabalhou de maneira próxima?

Em Atos é mencionado o nome de pessoas com quem Paulo trabalhou. Para ele, cada uma delas era importante. Ele conhecia-as pelo nome. Elas apoiavam-se mutuamente no ministério. Embora o número de pessoas mencionadas seja pequeno, isto mostra a importância de se trabalhar em colaboração com os outros, mesmo que sejam poucas pessoas.

Aquelas pessoas tinham dons diferentes. Elas vieram de distintas origens e culturas. O seu modo de ver as coisas nem sempre era o mesmo, mas cada uma delas tinha uma contribuição valiosa a dar à causa de Cristo. A sua diversidade de dons, origens e experiências contribuiu para o crescimento da igreja. Cada uma delas contribuía para a missão de Cristo a partir da riqueza do seu conhecimento pessoal de Jesus.

7. Compare Atos 16:11-15, 40 com 12:11, 12. Qual foi o convite que Lídia fez a Paulo depois de se converter? Para onde foram Paulo e Pedro depois de serem libertados da prisão?

Os cristãos do Novo Testamento reuniam-se regularmente em casas. Os lares cristãos tornaram-se centros de influência e o coração do ministério de pequenos grupos.

Já pensou em começar um pequeno grupo na sua casa ou em juntar-se a um amigo para começar um pequeno grupo na casa dele? Se já faz parte de um pequeno grupo, o que pode partilhar com a classe sobre os benefícios deste ministério?