29.9.20

Negligenciando a Mensagem

Terça-feira, 29 de Setembro


Como vimos na lição de ontem, apesar da ordem clara de Deus, Eva, mesmo na sua linguagem, atenuou o que tinha sido ensinado. Embora ela não tivesse interpretado mal o que o Senhor lhe tinha dito, é evidente que ela não levou a questão suficientemente a sério. É difícil descrever as terríveis consequências das suas acções.

Portanto, quando Eva encontrou a serpente, ela repetiu-lhe (mas não exatamente) o que Deus tinha dito sobre as árvores do jardim (Génesis 3:2, 3). É evidente que esta mensagem não era novidade para a serpente, que estava familiarizada com a ordem e, portanto, bem preparada para a distorcer, roubando assim a inocência de Eva.

3. Examine Génesis 3:4-6. Além de negar o que Deus tinha dito, o que disse mais a serpente para enganar a mulher? De que princípios se aproveitou ela?

Quando a serpente disse à Eva que parte da mensagem estava incorrecta, a mulher poderia ter consultado a Deus. Esta é a beleza da educação do Éden: o acesso que os alunos tinham ao seu poderoso Mestre estava certamente além de qualquer compreensão humana. No entanto, em vez de fugir, em vez de procurar a ajuda divina, Eva aceitou a mensagem da serpente. Aceitar a revisão da mensagem proposta pela serpente exigia da parte de Eva certa dúvida em relação a Deus e ao que Ele tinha dito.

Entretanto, Adão entrou numa situação difícil. “Adão compreendeu que sua companheira transgredira a ordem de Deus, desrespeitara a única proibição a eles imposta como prova de sua fidelidade e amor. Teve uma terrível luta íntima. Lamentava que houvesse permitido desviar-se Eva de seu lado. Agora, porém, a ação estava praticada; devia separar-se daquela cuja companhia fora sua alegria. Como poderia suportar isto?” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 56). Infelizmente, apesar de saber distinguir entre o certo e o errado, Adão também fez uma escolha errada.

Pense na ironia enganosa aqui: a serpente disse que, se eles comessem da árvore, seriam “como Deus” (Génesis 3:5). Mas Génesis 1:27 não afirma que eles já eram como Deus? Como podemos ser facilmente enganados e porque é que a fé e a obediência são a nossa única protecção, mesmo quando recebemos a melhor educação, como Adão e Eva receberam?