13.9.20

A Mensagem De Pedro Sobre A Verdade Presente

Domingo, 13 de Setembro


Ao longo da história da salvação, Deus enviou regularmente uma mensagem especial mediante a Palavra profética, para preparar o povo para o que viria. Deus nunca é apanhado de surpresa (Isaías 46:9, 10). Ele prepara o Seu povo para o futuro ao enviar profetas para revelar a Sua verdade antes do juízo (Amós 3:7). Antes do Dilúvio, Deus enviou, através de Noé, a mensagem de que a tragédia estava a chegar. No Egipto, o Senhor levantou José para preparar o povo para a fome que viria depois dos sete anos de fartura. Os profetas advertiram os líderes judeus da destruição de Jerusalém pelos exércitos babilónicos. A mensagem de arrependimento de João Batista preparou a nação para a primeira vinda de Jesus.

1. Leia 2 Pedro 1:12. Que expressão é que Pedro usou para descrever a mensagem de Deus para a sua geração?

A mensagem de importância eterna para o primeiro século era a de que Cristo tinha vindo. O amor do Pai foi revelado mediante o sacrifício de Jesus na cruz. Embora o “salário do pecado” seja “a morte”, através do Salvador, a vida eterna foi garantida a todos. É a nossa escolha a recebermos, pela fé (Romanos 3:23; 6:23, Efésios 2:8). A mensagem de salvação em Jesus nunca estará desatualizada. É a verdade presente para todas as gerações.

O Apocalipse apresenta Jesus e a Sua salvação eterna no contexto do tempo do fim para preparar um povo para o Seu regresso. Ele expõe a falsidade da tradição humana e da religiosidade egocêntrica. O Apocalipse revela Jesus e a Sua obra em favor da humanidade.

Jesus é a verdadeira testemunha do caráter do Pai, “príncipe dos reis da terra”, Aquele “que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai” (Apocalipse 1:1-6). A essência do Apocalipse é Jesus e a Sua mensagem do tempo do fim, para preparar o Seu povo para o Seu regresso.

Ao pensar no Apocalipse, foca-se mais nos animais e símbolos proféticos do que em Jesus? Porque é que Deus nos deu as profecias? Quais são os planos amorosos que elas revelam para a humanidade?