11.4.20

A Visão de Jesus e dos Apóstolos sobre a Bíblia

Lição 3, 11 a 17 de Abril

Sábado à tarde


VERSO ÁUREO: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Mateus 4:4

LEITURAS DA SEMANA: Mateus 4:1-11; 22:37-40; Lucas 24:13-35, 44, 45; 4:25-27; Atos 4:24-26

Infelizmente, nesta era pós-moderna, a Bíblia tem sido amplamente re-interpretada por lentes de uma filosofia que questiona tanto a sua inspiração como a sua autoridade. Na verdade, a Bíblia é vista meramente como ideias de seres humanos que viveram numa cultura relativamente primitiva e que não podiam compreender o mundo como nós o compreendemos hoje. Ao mesmo tempo, o elemento sobrenatural foi minimizado ou mesmo tirado de cena, transformando a Bíblia num documento que, em vez de ser a visão de Deus acerca do homem, tornou-se a visão do homem acerca de Deus. E o resultado é que, para muitos, a Bíblia se tornou amplamente irrelevante numa era de pensamento darwinista e filosofia moderna.

No entanto, rejeitamos completamente esta posição. Em vez disso, no Novo Testamento, percebemos a maneira inspirada de ver todas as Escrituras ao estudarmos a maneira como Jesus e os apóstolos compreendiam o Antigo Testamento, a única Bíblia que eles tinham na época. Como se relacionaram eles com as pessoas, lugares e eventos descritos? Quais eram as suas pressuposições e consequentes métodos de interpretação? Nesta semana vamos estudar tais pontos percebendo os equívocos de homens não inspirados cujas suposições levam apenas ao ceticismo e à dúvida sobre a Palavra de Deus.