2.7.19

Um mundo pleno

Segunda-feira, 01 de Julho 

É fácil sentir saudades do Éden. Nas breves descrições do jardim que Deus criou como lar para Adão e Eva, há algo que desperta saudade e desejo no nosso coração. Podemos não entender como esse mundo funcionava, mas sentimos que gostavamos de o experimentar. 

Parece que Deus também teve o sentimento de satisfação e plenitude: “Viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” (Génesis 1:31). Deus fez algo ao mesmo tempo belo e funcional. O projecto era extraordinário, tanto na forma quanto na praticidade. Era cheio de vida e cor, mas também repleto de tudo que era necessário para que a vida florescesse. Não é de admirar que Deus continuasse a parar para refletir e expressar que o mundo que Ele estava a criar era bom. 

2. Leia Génesis 1. O que significa a repetida declaração de que “Deus viu que era bom”? Veja Génesis 1:4, 10, 12, 18, 25, 31 

Embora escrita inteiramente depois da queda, a Bíblia está repleta de celebrações do mundo natural, como em Jó 38 a 41 e Salmo 148. Devemos lembrar que estas celebrações não foram escritas como um vislumbre do mundo na sua forma original antes do pecado; elas foram escritas no tempo verbal presente, celebrando a bondade que ainda é evidente no nosso mundo. 

Jesus também extraiu do mundo natural exemplos da bondade e do cuidado de Deus (veja, por exemplo, Mateus 6:26, 28-30), recomendando a nossa confiança Nele e a apreciação das dádivas simples que nos deixam admirados. Se abrirmos os nossos olhos e observarmos as grandezas da criação, poderemos ver que somos verdadeiramente os recebedores dos maravilhosos presentes do Criador. A nossa resposta, mesmo no meio das provações, deve ser de gratidão e humilde entrega. 

Como adventistas do sétimo dia – que celebram a criação e esperam o futuro reino de Deus – devemos perceber que as belezas, alegrias e bondade que vemos e experimentamos no mundo são vislumbres do que o nosso mundo já foi e do que ele será novamente. 

Na sua experiência com o mundo natural, o que aprecia mais quanto às maravilhas da criação? Como pode conhecer melhor o Senhor através dessas obras divinas?