14.7.19

Sábado: um dia de liberdade

Lição 3, 13 a 19 de Julho 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27 

LEITURAS DA SEMANA: Êxodo 16:16-18; 20:8-11; Deuteronómio 5:12-15; Mateus 12:9-13; Levítico 25:1-7 

Deus criou o Sábado como o ato final da semana da criação. Dizem que Ele não apenas descansou no Sétimo Dia, mas criou o descanso como parte integrante do mundo. O Sábado foi uma demonstração de que fomos criados para interagir com Deus e uns com os outros. 

Portanto, não é surpresa constatar que o Sábado, como um dos mandamentos no plano de Deus para o Seu povo, aparece logo no início do estabelecimento da nova nação israelita. Ele devia ter uma função essencial na vida dos hebreus. 

Muitas vezes, quando falamos sobre o Sábado, a conversa muda logo para a maneira como o devemos guardar, que coisas não devemos fazer e coisas semelhantes. Por mais importantes que sejam estas questões, precisamos compreender a função integral que o Sábado foi planeado para desempenhar no mundo e na vida do povo de Deus como um símbolo da graça e da Sua provisão. 

Como Jesus disse, o Sábado foi criado para toda a humanidade. Quando realmente nos lembramos do Sétimo Dia, ele beneficia-nos todos os dias da semana e, como Jesus demonstrou, ele também pode ser um meio para abençoar outras pessoas.