23.7.22

Vendo a face do Ourives - Lição 4 Completa [pt-br]

16 a 22 de Julho


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito” (2Co 3:18).

LEITURAS DA SEMANA: Mt 5:16; 1Co 4:9; Ef 3:10; Jó 23:1-10; Mt 25:1-12; Dn 12:1-10; Ef 4:11-16

Amy Carmichael levou um grupo de crianças para um ourives na Índia. No meio do fogo, estava uma telha curvada e nela havia uma mistura de sal, tamarindo e pó de tijolo. Incorporado a essa mistura havia ouro. À medida que o fogo devorava a mistura, o ouro se tornava mais puro. O ourives tirava o ouro com pinças e, se não estivesse puro o suficiente, o recolocava no fogo com uma nova mistura. Mas, cada vez que o ouro era recolocado, aumentava-se a temperatura. O grupo perguntou: “Como você sabe quando o ouro está purificado?” Ele respondeu: “quando posso ver meu rosto nele” (Amy Carmichael, Learning of God [Fort Washington, PA: Christian Literature Crusade, 1989], p. 50).

Deus procura nos purificar, nos refinar como ouro, para nos transformar à Sua imagem. Esse é um objetivo surpreendente, e parece ainda mais surpreendente o fato de que um caráter cristão só se desenvolve em nós à medida que passamos pelos crisóis da vida.

Resumo da semana: Que papel o sofrimento desempenha no processo de purificação? Como entender isso no contexto do grande conflito?

Domingo, 17 de Julho

À Sua imagem

“Aqueles que Deus de antemão conheceu Ele também predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29).

No princípio, Deus nos fez à Sua imagem (Gn 1:27), mas essa imagem foi corrompida pelo pecado.

1. De que maneira percebemos essa distorção da imagem divina na humanidade?

É óbvio: todos nós fomos corrompidos pelo pecado (Rm 3:10-19). Contudo, o desejo de Deus é nos restaurar ao que deveríamos ter sido originalmente. É aí que o verso de hoje se encaixa. Ele revela o plano divino: aqueles que submeterem a vida ao Espírito Santo serão feitos “conformes à imagem de Seu Filho” (Rm 8:29).

Mas há outra dimensão. “A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 540 [671]).

2. Como você entende o que Ellen White disse na citação acima? Veja também Jó 1; Mateus 5:16; 1 Coríntios 4:9; Efésios 3:10.

Como cristãos, jamais devemos nos esquecer de que estamos no meio de um drama cósmico. O grande conflito entre Cristo e Satanás se desenrola ao nosso redor. A batalha assume muitas formas e se manifesta de diferentes maneiras, e, embora muita coisa esteja oculta, podemos entender que, como seguidores de Cristo, temos uma parte a desempenhar nesse drama e ainda podemos honrar a Jesus em nossa vida.

Imagine estar no campo de um enorme estádio. Sentados de um lado das arquibancadas estão seres celestiais leais ao Senhor; do outro lado estão seres que caíram com Lúcifer. Se sua vida nas últimas 24 horas fosse o jogo nesse campo, que lado teria mais motivos para aplaudir? O que sua resposta lhe diz sobre si mesmo?

Segunda-feira, 18 de Julho

Fé em meio ao fogo refinador

Uma coisa é estar na batalha; outra é nem sequer ver as forças arregimentadas nessa batalha. Em certo sentido, é com isso que nós cristãos estamos lidando. Sabemos que as forças estão aí, podemos senti-las em nossa vida e, contudo, temos que avançar pela fé, confiando Naquele “que é invisível” (Hb 11:27).

3. Leia Jó 23:1-10. Qual era a essência da luta de Jó? O que ele não via? Ao mesmo tempo, o que ele fez pela fé, apesar de todas as provações?

Mesmo em meio a provações terríveis, Jó confiou no Senhor. Apesar de tudo, ele estava determinado a resistir. E uma das coisas que o mantiveram perseverante foi o ouro. Não uma medalha de ouro; em vez disso, ele olhava para o futuro e percebia que, caso se entregasse a Deus, sairia refinado como ouro. Não é dito quanto Jó sabia a respeito do que estava acontecendo por trás das cenas. Independentemente do quanto foi ocultado, ele resistiu ao fogo refinador.

Você tem medo do fogo? Você se preocupa com o calor que as circunstâncias geram? Talvez, como no caso de Jó, o calor parece inexplicável. Pode ser a dificuldade de se ajustar a um novo emprego ou a uma nova casa. Pode ser que você tenha suportado maus tratos no trabalho, ou mesmo dentro de sua própria família. Pode ser enfermidade ou prejuízo financeiro. Embora pareça difícil de entender, Deus pode usar essas provas para refiná-lo e purificá-lo e revelar Sua imagem em seu caráter.

Para Jó, ser provado para se tornar como ouro foi considerado um incentivo, algo em que ele devia fixar os olhos, e isso lhe ajudou a passar pelas dificuldades. Tudo foi um poderoso testemunho de seu caráter, visto que, em meio a toda dor e sofrimento, ele pôde perceber o processo de purificação. Além disso, embora não compreendesse muita coisa, sabia que essas provas o refinariam.

Em sua vida, como as provas o refinaram e o purificaram? De que outras formas é possível ser refinado?

Terça-feira, 19 de Julho

As últimas palavras de Jesus

Jesus estava em Jerusalém, prestes a morrer. Segundo o evangelho de Mateus, o Mestre passou Seus últimos momentos antes da Páscoa contando parábolas a Seus discípulos, incluindo as parábolas sobre as dez virgens e sobre as ovelhas e os cabritos. Essas histórias se relacionam com a maneira pela qual devemos viver enquanto esperamos a volta de Cristo, daí sua relevância para o presente, com os sinais de Seu breve retorno ao nosso redor.

Na parábola das dez virgens (Mt 25:1-12), muitos comentaristas indicam que o óleo é um símbolo do Espírito Santo. Ellen G. White concordou com esse ponto de vista, mas também acrescentou que esse óleo simboliza o caráter, algo que ninguém pode adquirir por nós.

4. Leia a parábola. Em que aspectos o sentido da história muda, dependendo se você considera o óleo um símbolo do Espírito Santo ou símbolo do caráter? E quais são as implicações de cada percepção?

Espírito Santo:

Caráter:

5. Leia a parábola das ovelhas e dos cabritos em Mateus 25:31-46. Quais são os critérios utilizados na separação deles?

Observe que o rei separa as ovelhas e os cabritos com base em suas obras, seu caráter. Embora Jesus não ensinasse a salvação pelas obras, percebemos a importância do desenvolvimento do caráter no plano da salvação e como os salvos por Cristo refletirão essa salvação através de sua vida e de seu caráter.

Afirma-se que “caráter é o que a pessoa faz quando ninguém a está observando”. Que tipo de pessoa é você quando ninguém lhe observa? O que essa resposta lhe diz sobre as mudanças que precisa fazer?

Quarta-feira, 20 de Julho

Os sábios

Ontem vimos a importância do caráter para os que esperam a segunda vinda de Jesus. Hoje verificaremos de maneira mais específica a importância do caráter para os que estiverem vivos por ocasião da volta de Jesus.

6. Leia Daniel 12:1-10. Qual é o contexto? A que momento da história a passagem se refere? O que podemos concluir a partir desses versos sobre o caráter do povo de Deus durante esse tempo? Quais características lhe são atribuídas, em contraste com os maus? Veja também Apocalipse 22:11.

Foi dito a Daniel que pouco antes da vinda de Jesus haverá um tempo de angústia como nunca houve em qualquer outra época da história. Em Daniel 12:3 e 10 há uma descrição dos justos e dos maus que viverão nesse tempo. Observe como os ímpios “continuarão na sua impiedade”, em contraste com os sábios que resplandecem, talvez porque tenham sido “purificados, limpos e provados” (Dn 12:3, 10) durante esse “tempo de angústia, como nunca houve, desde que existem nações até aquele tempo” (Dn 12:1). Os ímpios não compreendem esse momento, mas os justos são “sábios” e o compreendem.

Compreender o quê? Matemática, ciência, método histórico-crítico de interpretação da Bíblia? Provérbios diz que “O temor do Senhor é o princípio do saber” (Pv 1:7). Talvez, nesse contexto, os “sábios” sejam sábios porque têm uma compreensão dos acontecimentos finais, do tempo de angústia, na medida em que ele se desdobra. Eles não são pegos de surpresa, visto que estudam a Palavra. E, o mais importante, sabem o suficiente para permitir que esse período de dificuldades os purifique e refine; os maus, por outro lado, tornam-se mais obstinados em sua rebelião e continuam em sua impiedade.

O ponto crucial é que nessa passagem é descrito um povo que passa por um processo de refinação e purificação.

Embora Daniel 12 esteja no contexto dos últimos dias, que princípios contidos no texto nos ajudam a entender o processo de purificação e refinação para nós no presente?

Quinta-feira, 21 de Julho

Caráter e comunidade

Diz uma canção: “Eu sou uma rocha, eu sou uma ilha”. Você já se sentiu assim, desejando ficar sozinho? Pode até ser que você tenha ouvido pessoas dizerem: “Bem, meu caminhar com Deus é um assunto particular. Não é algo de que eu queira falar.”

7. Leia Efésios 4:11-16. Para o que Paulo chamou atenção? Que papel ele atribuiu à comunidade?

Quando Paulo escreveu aos efésios, descreveu a igreja como um corpo. Jesus é a Cabeça, e Seu povo compõe o restante. Em Efésios 4:13, podemos observar o objetivo final de se viver nessa comunidade – experimentar a “medida da estatura da plenitude de Cristo”. Para isso, precisamos uns dos outros!

Certamente é possível ser cristão mesmo estando sozinho. Para muitos que foram ridicularizados ou perseguidos, isso não foi possível. Homens e mulheres que não se curvam sob as pressões que os cercam dão um poderoso testemunho do poder de Deus. No entanto, Paulo desejou destacar uma verdade fundamental: Em última análise, experimentamos e revelamos a plenitude de Cristo quando trabalhamos juntos em comunidade.

8. Em Efésios 4:11-16, o que Paulo disse que deveria acontecer antes que a plenitude de Cristo fosse revelada em nossa comunidade cristã?

De que forma o testemunho de uma comunidade que revela a plenitude de Cristo difere do exemplo de um indivíduo que também revela essa plenitude? Quais são as implicações disso no contexto do grande conflito? Leia Efésios 3:10.

Às vezes, é mais fácil ser gentil quando se está sozinho ou com estranhos, mas é muito mais difícil ser bom com pessoas que você conhece ou com aqueles de quem não gosta. No entanto, quando mostramos a essas pessoas graça e bondade, testemunhamos de Deus.

Sexta-feira, 22 de Julho

Estudo adicional

Leia no Espírito de Profecia, Filhos e Filhas de Deus, p. 100 (“Coração novo”); Parábolas de Jesus, p. 405-421 (“A recompensa merecida”); O Grande Conflito, p. 510-526 [613-634] (“O tempo de angústia”).

“A formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada a seres humanos; nunca seu cuidadoso estudo foi tão importante como hoje. Jamais qualquer geração prévia teve de enfrentar aflições tão intensas; nunca antes jovens foram defrontados por perigos tão grandes como hoje” (Ellen G. White, Educação, p. 159 [225]).

“As virgens imprudentes” simbolizam os “que não se prepararam mediante o desenvolvimento do caráter, de modo a subsistir em tempo de crise. É como se fossem a seus vizinhos e dissessem: Deem-nos do seu caráter, ou nos perderemos! [...] O Senhor concedeu a toda pessoa a oportunidade de obter um caráter justo, através das horas de graça; não proveu, porém, um meio pelo qual o agente humano pudesse comunicar a outro o caráter que ele desenvolveu passando por experiências difíceis, aprendendo lições do grande Mestre, de modo que possa manifestar paciência sob provações e exercitar fé de modo que possa remover montanhas de impossibilidade” (Ellen G. White, Para Conhecê-lo, p. 347).

Perguntas para consideração

1. A formação do caráter é prioridade na sua vida e na sua comunidade da igreja?

2. Sua igreja funciona bem como corpo de Cristo ao representá-Lo na comunidade?

3. Por que o caráter é importante, mesmo que sejamos salvos pela fé em Jesus? Se Sua justiça e Seu caráter perfeito nos salvam, por que precisamos desenvolver o nosso caráter?