27.7.22

O Israel Rebelde

Segunda-feira, 25 de Julho


A história de Oseias tem lições poderosas para nos ensinar. A situação deste profeta é singular. A sua esposa, Gomer, fugiu e teve filhos com outros homens. Apesar da infidelidade da esposa de Oseias, Deus disse-lhe que a levasse para casa e lhe demonstrasse amor. Esta história devia ser uma parábola sobre Deus e Israel. Os israelitas abandonaram a Deus e prostituíram-se espiritualmente com outros deuses, mas o Senhor ainda os amava e queria mostrar-lhes o Seu amor. Repare nos métodos divinos!

2. Leia Oseias 2:1-12. Que métodos disse Deus que ia usar para atrair Israel a Si mesmo? Como foram estas experiências?

Oseias 2:2, 3; 2:5-7; 2:8, 9; 2:10:

Esta história levanta duas questões importantes sobre a nossa maneira de considerar Deus quando Ele nos leva ao arrependimento. Primeiro, arriscamos não reconhecer que Ele está a actuar. Quando Israel passou por tais experiências difíceis e dolorosas, pode ter sido difícil reconhecer que o seu Deus estivesse a trabalhar para a sua salvação. Quando o nosso caminho está cercado de espinhos cortantes ou quando um muro é levantado contra nós para que não encontremos o caminho a seguir (Oseias 2:6), é Deus que está a agir? Quando nos falta o básico ou somos envergonhados (Oseias 2:9, 10), o nosso Pai está atrás disso? A verdade é que, não importa o que sintamos, Deus trabalha sempre para nos conduzir ao arrependimento, porque Ele nos ama muito.

Segundo, corremos o risco de interpretar mal a Deus quando Ele está a trabalhar. Podemos reconhecer que o Senhor está a actuar, mas não gostar do que Ele faz. Quando estamos magoados e envergonhados, é fácil dizer que Deus é cruel, que não intervém ou que não Se importa. Mas Ele atua sempre para nos restabelecer através da Sua aliança de amor.

Leia Oseias 2:14-23. O que revela este texto sobre Deus? Peça que o Espírito Santo lhe mostre se está a fugir do Pai em alguma área da vida. Se estiver a fugir, porque esperar passar pelo cadinho? O que o impede de render tudo ao Senhor agora?