Domingo, 10 de Julho
“E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” Êxodo 14:10
Já foi vítima de uma armação, conduzido a uma armadilha ou a um caminho sem saída? Em alguns casos, pode ser bom, como entrar inesperadamente numa sala onde amigos o aguardam e todos gritam “Surpresa! Feliz aniversário!” Outras vezes pode ser um choque. Talvez tenha sido vítima de bullying na época da escola ou um colega de trabalho tenha tentado fazer com que parecesse mau.
Do dia em que os israelitas deixaram o Egipto até chegarem à terra prometida, “o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite” (Êxodo 13:21). Cada parte da viagem foi conduzida por Deus. Mas olhe para onde Ele os levou primeiro: ao lugar em que o mar estava diante deles, havia montanhas de um lado e do outro, e o exército do Faraó estava perto atrás deles!
1. Leia Êxodo 14. Porque levou Deus os israelitas a um lugar em que sabia que eles ficariam com medo?
Seguir “a coluna” não assegura felicidade sempre. Às vezes é uma experiência difícil, porque o treinamento na justiça pode-nos levar a lugares que testam o nosso coração, que é enganoso (Jeremias 17:9). Nas dificuldades, a chave para saber se estamos a seguir a Deus não é necessariamente a ausência de provações, mas estar aberto à instrução divina e à submissão contínua do nosso coração à Sua liderança.
2. Que lição aprenderam os israelitas com esta experiência? Êxodo 14:31
Porque é que confiar em Deus às vezes é tão difícil, mesmo conhecendo muitas das Suas promessas maravilhosas? Relembre uma situação difícil à qual crê que o Senhor o tenha conduzido para lhe ensinar a “acreditar” Nele e a “temê-Lo”.