Segunda-feira, 30 de Março
A variedade de autores bíblicos, que viveram em locais diferentes e tiveram históricos diversos, apresenta um testemunho singular de que Deus trabalha para comunicar a História e a Sua mensagem a pessoas tão culturalmente distintas como o público-alvo da Sua Palavra.
3. O que revelam os seguintes textos sobre os escritores bíblicos e as suas origens? Êxodo 2:10; Amós 7:14; Jeremias 1:1-6; Daniel 6:1-5; Mateus 9:9; Filipenses 3:3-6; Apocalipse 1:9
A Bíblia foi escrita por pessoas de origens muito diferentes e em várias circunstâncias. Alguns escreveram em palácios, outros em prisões, alguns no exílio e outros durante as suas viagens missionárias para partilhar o evangelho. Estes homens tinham formações e ocupações diferentes. Alguns, como Moisés, estavam destinados a ser reis ou, como Daniel, a ocupar altos cargos. Outros eram simples pastores. Alguns eram muito jovens, e outros, muito idosos. Apesar destas diferenças, todos eles tinham algo em comum: foram chamados por Deus e inspirados pelo Espírito Santo para escrever mensagens ao Seu povo, sem importar quando nem onde viveram.
Além disto, alguns escritores foram testemunhas oculares dos eventos que relataram. Outros fizeram investigação pessoal dos eventos ou usaram cuidadosamente documentos existentes (Josue 10:13; Lucas 1:1-3). Todas as partes da Bíblia são inspiradas (2 Timóteo 3:16). Esta é a razão pela qual Paulo afirmou que “tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, [...] pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4). O Deus que criou a linguagem humana habilitou pessoas escolhidas a comunicar o pensamento inspirado de maneira fidedigna e confiável em palavras humanas.
“Foi do agrado de Deus comunicar a Sua verdade ao mundo mediante instrumentos humanos, e Ele próprio, por Seu Santo Espírito, habilitou e autorizou homens a fazer a Sua obra. Ele guiou a mente na escolha do que dizer e do que escrever. O tesouro foi confiado a vasos de barro, todavia não é por isso menos do Céu.” Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 26
A Bíblia foi escrita por diversos autores, em contextos diferentes, e ainda assim Deus é revelado por todos eles. Como confirma este incrível facto a veracidade das Escrituras?