9.3.20

Uma Visão do Príncipe

Segunda-feira, 09 de Março

3. Leia Daniel 10:4-9. O que aconteceu ao profeta?

Ao descrever a sua experiência, dificilmente podemos imaginar o esplendor irresistível do que Daniel viu. Aquela figura humana (Daniel 10:5, 6) remete ao “Filho do Homem” retratado na visão do juízo celestial (Daniel 7:13). A Sua roupa de linho lembra as vestes sacerdotais (Levitico 16:4), um aspecto que torna esta personagem semelhante ao “Príncipe do exército” representado em conexão com o santuário celestial (Daniel 8). O ouro também é associado aos enfeites sacerdotais como sinal de dignidade real. Por último, a semelhança desta figura com o relâmpago, fogo, bronze e uma voz poderosa retrata-a como um ser sobrenatural. Este ser é alguém investido de atributos sacerdotais, reais e militares. Esta figura também apresenta semelhanças interessantes com o ser celestial que apareceu a Josué pouco antes da batalha contra Jericó (Josué 5:13, 14). Na visão, Josué viu o “comandante do exército do SENHOR”. Curiosamente, a palavra hebraica traduzida como “comandante” (sar) aqui é a mesma palavra traduzida como “príncipe”, em referência a Miguel em Daniel 10:21. Porém, um paralelo mais próximo ocorre entre as visões de Daniel e João.

4. Que semelhanças encontramos entre a visão que Daniel teve de Deus no capítulo 10 e as visões de Josué 5:13-15 e Apocalipse 1:12-18?

O texto relata que aqueles que estavam com Daniel ficaram atemorizados; o próprio Daniel caiu enfraquecido no chão. A manifestação da presença de Deus deixou-o simplesmente arrasado. No entanto, quaisquer que fossem os seus medos imediatos, a visão do profeta mostra que Deus está no controle da História. Realmente, à medida que a visão se desenrola, vemos que o Senhor apresentou a Daniel um esboço da História humana desde os tempos do profeta até ao estabelecimento do reino de Deus (Daniel 11 e 12).

Se, como vimos repetidamente em Daniel, o Senhor pode manter a História humana sob controle, o que pode Ele fazer por nós individualmente?