7.3.20

Da Batalha à Vitória

Lição 11, 07 a 13 de Março


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte.” Daniel 10:19

LEITURAS DA SEMANA: Efésios 6:12; Daniel 10; Esdras 4:1-5; Josue 5:13-15; Apocalipse 1:12-18, Colossenses 2:15; Romanos 8:37-39

Daniel 10 introduz a visão final do livro, que continua nos capítulos 11 e 12. Somos informados desde o início de que esta visão diz respeito a um “grande conflito” (Daniel 10:1). Enquanto Daniel 11 esclarece alguns detalhes deste conflito, Daniel 10 mostra as suas dimensões espirituais e revela que, nos bastidores das batalhas terrestres, há um conflito espiritual de proporções cósmicas.

Ao estudarmos este capítulo, veremos que, quando oramos, envolvemo-nos neste conflito cósmico de tal maneira que as repercussões são profundas. Mas não estamos sozinhos nas nossas lutas; Jesus envolve-Se na ­batalha contra Satanás em nosso favor. Descobriremos que a luta principal em que estamos envolvidos não é contra as forças humanas terrestres, mas contra os poderes das trevas.

Como o apóstolo Paulo declarou séculos depois de Daniel: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12). Em última análise, o nosso sucesso no conflito está em Jesus Cristo. Somente Ele derrotou Satanás na cruz.