26.3.20

O Tempo de Espera

Quinta-feira, 26 de Março

6. Leia Daniel 12:5-13. Como foi concluído o livro?

Curiosamente, a cena final acontece no rio Tigre, o lugar da última visão importante de Daniel (Daniel 10:4). No entanto, a palavra usada aqui não é a palavra hebraica comum para rio, mas o termo ye’or, que geralmente designa o rio Nilo. Isto lembra-nos o Êxodo e mostra que, tal como o Senhor libertou Israel do Egito, Ele vai libertar o Seu povo no tempo do fim.

Foram apresentados três cronogramas proféticos. O primeiro deles (“um tempo, dois tempos e metade de um tempo”) responde à pergunta: “Quando se cumprirão estas maravilhas?” (Daniel 12:6). As “maravilhas” referem-se às coisas descritas na visão de Daniel 11, que são uma elaboração de Daniel 7 e 8. Mais especificamente, este período de tempo foi mencionado em Daniel 7:25 e depois em Apocalipse 11:3; 12:6, 14 e 13:5. Ele também corresponde aos 1.260 anos de supremacia papal, que se estenderam de 538 d.C. a 1798 d.C. E Daniel 11:32-35 refere-se à mesma perseguição sem mencionar a sua duração.

Os outros dois períodos de tempo, 1.290 e 1.335 dias, respondem a uma pergunta feita pelo próprio Daniel ao homem vestido de linho: “Qual será o fim destas coisas?” (Daniel 12:8). E ambos começam com a remoção do “sacrifício diário” e o estabelecimento da “abominação desoladora”. Na lição sobre Daniel 8, descobrimos que o sacrifício “diário” se refere à intercessão contínua de Cristo, que foi substituída por um sistema falsificado de adoração. Portanto, este período profético deve começar em 508 d.C., quando Clovis, rei dos francos, se converteu à fé católica. Este evento importante preparou o caminho para a união entre Igreja e Estado, que prevaleceu ao longo da Idade Média. Assim, os 1.290 dias terminaram em 1798, quando o papa foi preso sob a autoridade do imperador francês Napoleão. E os 1.335 dias, o último período profético mencionado em Daniel, terminaram em 1843. Essa foi a época do movimento Milerita e do estudo renovado das profecias bíblicas. Foi um tempo de espera e esperança no retorno iminente de Jesus.

Ao longo de todo o livro de Daniel, vemos duas coisas: o povo de Deus a ser perseguido e, por fim, a ser justificado e salvo. Como é que esta realidade nos pode ajudar a permanecer fiéis, independentemente das nossas provações imediatas?