Segunda-feira, 30 de Setembro
O primeiro grupo de repatriados recebeu a incumbência de reconstruir o templo de Deus. Vamos estudar numa lição posterior sobre a oposição que se levantou contra a realização dessa tarefa. Por enquanto, vamos examinar a sucessão dos reis persas durante o longo período de construção do templo e reconstrução de Jerusalém. É importante conhecer a história que envolve a obra de Esdras e Neemias, pois ela contribui para que tenhamos uma visão ampliada das suas mensagens.
2. Leia Esdras 4:1-7. Quais foram os reis em cujos reinados ocorreu a oposição à construção do templo?
Eis a lista dos reis persas, na sua ordem cronológica, ligados aos livros de Esdras e Neemias. A lista começa com Ciro, que estabeleceu o Império Persa e conquistou Babilónia em 539 a.C.
Ciro II, o Grande (559-530 a.C.)
Cambises II (530-522 a.C.)
Dario I (522-486 a.C.)
Xerxes I (485-465 a.C.) [também conhecido no livro de Ester como Assuero]
Artaxerxes I (465-424 a.C.)
Ao estudarmos estes livros, é muito importante perceber que o aparecimento destes reis não é mencionado em ordem cronológica no livro de Esdras. Por exemplo, o conteúdo de Esdras 4:6-24 está inserido antes do capítulo 5, que continua a história da oposição à construção do templo. Consequentemente, as cartas que envolvem Xerxes I (Assuero) e Artaxerxes I, descritas em Esdras 4, ocorreram após os eventos registados nos capítulos 5 e 6, que falam de Dario I. Esta sequência pode parecer complicada para os leitores, e isto explica porque houve algumas dificuldades ao longo dos séculos para compreender estes livros. Conhecer a ordem dos acontecimentos vai-nos ajudar a entender as mensagens de Esdras e Neemias.
Já encontrou factos na Bíblia que o deixaram perplexo? Como podemos confiar em Deus e na Sua Palavra quando nos deparamos com situações que parecem não ter sentido? Porque é importante esta confiança? (Veja Isaías 55:8, 9).