3.10.19

O Segundo Retorno dos Exilados

Terça-feira, 01 de Outubro 

Em Esdras 7:1-10 e 8:1-14, vemos que o rei Artaxerxes I permitiu que Esdras retornasse a Jerusalém (o ano era 457 a.C.) e levasse com ele todos os que desejassem retornar à pátria de Israel. Não se sabe muito sobre a relação entre Esdras e o rei, nem se o escriba trabalhava para a corte. O capítulo 8 de Esdras lista os chefes das famílias dos que retornaram, começando com os sacerdotes, seguidos pela linhagem real e terminando com a população judaica em geral. Doze famílias foram mencionadas de maneira específica, dando a impressão de que esta é uma referência propositada às doze tribos de Israel. 

O livro de Esdras lista cerca de 1.500 homens e um total aproximado de 5 a 6 mil pessoas, contando mulheres e crianças. Este grupo era muito menor do que o primeiro grupo que tinha retornado anteriormente com Zorobabel e Josué. 

3. Leia Esdras 7:1-10. O que nos ensina esta passagem sobre este servo do Senhor? 

Esdras era um escriba com um legado sacerdotal. Ele era descendente de Arão, irmão de Moisés, que foi o primeiro sacerdote da nação de Israel. Devido aos factos registrados no relato bíblico, e com base na tradição judaica, Esdras é tido em alta conta até hoje. Não se sabe se ele serviu como escriba na corte do rei Artaxerxes; portanto, a menção do nome dele como escriba deve-se às suas responsabilidades anteriores ou às habilidades que ele começou a exercer após a sua chegada a Judá. O facto de Esdras ter sido enviado como líder da expedição indica que ele deve ter trabalhado para Artaxerxes em alguma função de confiança. 

Esdras foi identificado como um escriba ou mestre “hábil” (Esdras 7:6, 10) e com o coração “preparado”. A palavra “hábil” significa literalmente “rápido”, sugerindo alguém de rápida compreensão e manipulação mental de informação. O servo do Senhor era conhecido pela sua perspicácia na interpretação da Lei de Deus. Além disso, o facto de ter sido escolhido pelo rei para liderar um grupo de israelitas a Judá é prova da coragem e capacidade de Esdras. 

Esdras preparou o seu coração para “buscar a Lei do Senhor” (Esdras 7:10). Como podemos aplicar este princípio à nossa vida?