Sexta-feira, 04 de Outubro
Texto de Ellen G. White: Profetas e Reis, p. 607–617, “Esdras, o Sacerdote e Escriba”.
“Esdras tornou-se um porta-voz de Deus, educando nos princípios do governo do Céu aqueles que lhe estavam ao redor. Durante os anos restantes da sua vida, estivesse próximo à corte do rei da Média-Pérsia ou em Jerusalém, a sua principal tarefa era a de professor. Enquanto comunicava a outros a verdade que aprendia, a sua capacidade para o trabalho aumentava. Ele tornou-se um homem de piedade e zelo. Foi testemunha do Senhor ao mundo quanto ao poder da verdade para enobrecer a vida diária.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 609
“Na obra de reforma que deve acontecer hoje, há necessidade de homens que, como Esdras e Neemias, não obscureçam nem desculpem o pecado, nem se esquivem de vindicar a honra de Deus. Aqueles sobre quem repousa o fardo desta obra não se sentirão em paz quando o erro é praticado nem cobrirão o mal com o manto da falsa caridade. Eles se lembrarão de que Deus não faz acepção de pessoas e de que a severidade para com uns poucos pode representar misericórdia para com muitos. Eles se lembrarão também de que o Espírito de Cristo deve ser revelado naquele que repreende o mal.” Profetas e Reis, p. 675
Perguntas para discussão:
1. Temos promessas lindas do Senhor. Porém, Deus não Se impõe a nós. Que escolhas na nossa vida podem impedir o cumprimento das promessas que Ele nos fez?
2. Leia a oração de Daniel 9:1-23. Que princípios desta passagem podem ser aplicados à sua experiência? O que estava Daniel a fazer, qual era a atitude dele e o que estava ele a pedir? O que mais se pode aplicar a nós?
3. A Lição desta semana destaca a centralidade da Palavra de Deus no ministério de Esdras e mostra a diligência dele em trabalhar para a difundir. Qual é a lição para nós em relação à importância que a Palavra de Deus deve ter na nossa vida e na nossa igreja?