16.11.18

Aniversário da Mensagem de Arecibo

Esta manhã o google saudou-me com este doodle:


Passaram 44 anos desde que a mensagem foi enviada para o espaço profundo.

Mas de que mensagem estou a falar? O que é essa mensagem?

Na página da Wikipedia dedicada à mensagem de Arecibo (em inglês), lemos:

"A mensagem de Arecibo é uma mensagem de rádio interestelar de 1974, que transporta informações básicas sobre a humanidade e a Terra, enviada ao aglomerado globular de estrelas M13 na esperança de que a inteligência extraterrestre a pudesse receber e decifrar. A mensagem foi transmitida para o espaço uma única vez, através de ondas de rádio, numa cerimónia para marcar a remodelação do radiotelescópio de Arecibo em Porto Rico, em 16 de Novembro de 1974. A mensagem foi direcionada para a atual localização do M13, a cerca de 25.000 anos-luz de distância, porque o M13 era um conjunto grande e próximo de estrelas disponível no céu na época e local da cerimónia. A mensagem consistia de 1.679 dígitos binários, aproximadamente 210 bytes, transmitidos numa frequência de 2.380 MHz e modulados pela mudança da frequência em 10 Hz, com uma potência de 450 kW. Os “uns” e os "zeros" foram transmitidos mudando a frequência a uma taxa de 10 bits por segundo. A transmissão total foi inferior a três minutos."

E na página oficial do Instituto SETI para a mensagem de Arecibo, lemos o seguinte (traduzido do inglês):

"Em 1974, a transmissão mais poderosa jamais enviada deliberadamente para o espaço foi feita a partir de Porto Rico. A transmissão fez parte das cerimónias realizadas para marcar uma grande atualização no Radiotelescópio de Arecibo. A transmissão consistia duma mensagem simples e pictórica, dirigida aos nossos supostos companheiros cósmicos no aglomerado globular de estrelas M13. Este aglomerado está a aproximadamente 21.000 anos-luz de nós, perto da orla da galáxia da Via Láctea, e contém aproximadamente um terço dum milhão de estrelas.

A transmissão foi particularmente poderosa porque usou o transmissor megawatt de Arecibo ligado à sua antena de 305 metros. Esta última concentra a energia do transmissor emitindo-o para um pequeno pedaço do céu. A emissão foi equivalente a uma transmissão omnidirecional de 20 trilhões de watts, e seria detectada por uma experiência SETI em qualquer lugar da galáxia, assumindo uma antena de recepção semelhante em tamanho à de Arecibo.

A mensagem consiste de 1679 bits, dispostos em 73 linhas de 23 caracteres por linha (ambos são números primos e podem ajudar os extraterrestres a descodificar a mensagem). Os "uns" e os ”zeros" foram transmitidos por deslocamento de frequência na proporção de 10 bits por segundo. A transmissão total foi menos de três minutos. Um gráfico que mostra a mensagem está reproduzido aqui. Ela consiste de, entre outras coisas, do telescópio no Arecibo, do nosso sistema solar, do DNA, da figura de um ser humano e em alguns dos bioquímicos da vida na terra. Embora seja improvável que esta breve pergunta leve a uma resposta, a experiência foi útil para nos fazer pensar um pouco sobre as dificuldades de se comunicar através do espaço, do tempo e de uma suposta separação cultural. "

Concorde eu ou não com o que eles fizeram, foi um grande avanço e marco na busca contínua por vida extraterrestre nas galáxias.

Mas, por muito que eu tenha uma paixão por todas as coisas relacionadas com o espaço, a maioria dos cientistas e pesquisadores não estão a ver uma peça do quebra-cabeças, um grande pedaço de informação importante. A verdade sobre a vida lá fora não está longe de nenhum de nós. Precisamos apenas abrir as nossas mentes para a possibilidade, e muitas outras grandes descobertas nos encontrarão.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11:3

“O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar fulgurante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar. Perguntei a um deles por que eram muito mais formosos que os da Terra. A resposta foi: “Vivemos em estrita obediência aos mandamentos de Deus, e não caímos em desobediência, como os habitantes da Terra.” Vi então duas árvores. Uma se assemelhava muito à árvore da vida, existente na cidade. O fruto de ambas tinha belo aspecto, mas o de uma delas não era permitido comer. Tinham a faculdade de comer de ambas, mas era-lhes vedado comer de uma. Então meu anjo assistente me disse: “Ninguém aqui provou da árvore proibida; se, porém, comessem, cairiam.” Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque, que tinha sido trasladado. Em sua destra tinha uma palma resplendente, e em cada folha estava escrito: “Vitória.” Pendia-lhe da cabeça uma grinalda branca, deslumbrante, com folhas, e no meio de cada folha estava escrito: “Pureza”, e em redor da grinalda havia pedras de várias cores que resplandeciam mais do que as estrelas, e lançavam um reflexo sobre as letras, aumentando-lhes o volume. Na parte posterior da cabeça havia um arco em que rematava a grinalda, e nele estava escrito: “Santidade.” Sobre a grinalda havia uma linda coroa que brilhava mais do que o Sol. Perguntei-lhe se este era o lugar para onde fora transportado da Terra. Ele disse: “Não é; minha morada é na cidade, e eu vim visitar este lugar.” Ele percorria o lugar como se realmente estivesse em sua casa. Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali. Não podia suportar o pensamento de voltar a este mundo tenebroso. Disse então o anjo: “Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000 terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus.” Primeiros Escritos 39.3

Quer voar pelas estrelas? Abre a tua mente para esta verdade talvez desconhecida para ti. E serás capaz de conhecer os habitantes de outros mundos.