28.10.19

Transgredindo o Espírito da Lei

Lição 5, 26 de Outubro a 01 de Novembro 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Restituí-lhes hoje, vos peço, as suas terras, as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas, como também o centésimo do dinheiro, do trigo, do vinho e do azeite, que exigistes deles.” Neemias 5:11 

LEITURAS DA SEMANA: Neemias 5:1-5; 5:7-12; 5:14-19; Êxodo 21:2-7; Miqueias 6:8; Deuteronómio 23:21-23 

Até hoje lutamos com a questão da riqueza, da pobreza e da desigualdade entre ricos e pobres e o que pode ser feito a respeito disso. Jesus disse que sempre teríamos os pobres conosco (Mateus 26:11), mas isto não é uma desculpa para não fazermos nada para os ajudar. Pelo contrário, as Escrituras advertem-nos para fazer a nossa parte no auxílio aos necessitados de acordo com as nossas possibilidades. Caso contrário, não podemos ser chamados cristãos. 

É impressionante o aparecimento deste tema, no meio das provações e tribulações dos exilados que retornaram para reconstruir Jerusalém. E não apenas o assunto da pobreza e dos pobres, mas a questão ainda mais problemática dos ricos que os oprimiam. Este já era um problema anterior ao exílio, e então, com o retorno à terra, ele reapareceu. 

Nesta semana vamos observar outra manifestação deste antigo tema e como Neemias reagiu. Como veremos, o que tornava esta opressão ainda pior era o facto de estar a ser feita dentro da “letra da lei”, por assim dizer, um poderoso exemplo de como precisamos ter cuidado para não deixar que regras e regulamentos se tornem um fim em si mesmos, mas um meio para um fim, que é refletir o caráter de Jesus.