21.10.19

Os Profetas Encorajam

Segunda-feira, 21 de Outubro

Infelizmente, a oposição que os judeus encontraram por parte das nações vizinhas, conforme descrita nos capítulos 4 a 6 de Esdras, deixou-os com medo e relutantes quanto a trabalhar no templo.

Como mencionamos anteriormente, o trecho do livro de Esdras que tem início no capítulo 4:6 e vai até ao 6:22 não foi escrito em ordem cronológica. Por isso, examinaremos o capítulo 5 antes do capítulo 4.

3. Leia Esdras 5:1-5. Porque enviou Deus os profetas Ageu e Zacarias aos judeus? Qual foi o resultado das suas profecias?

Os judeus tinham parado de construir porque estavam com medo. Mas Deus tinha-os enviado a Judá para reconstruir o templo e a cidade, e Ele tinha um plano. Já que eles estavam com medo, faria algo para os encorajar. Por isso, o Senhor chamou dois profetas para intervir. A oposição humana não faz Deus parar; mesmo que os judeus tenham contribuído, por suas próprias ações, para essa oposição, o Senhor não os abandonou. Ele atuou através dos profetas para os motivar e impulsionar à ação mais uma vez.

4. Leia Ageu 1. Qual foi a mensagem para os judeus, e o que podemos extrair deste texto para a nossa vida?

“Os profetas Ageu e Zacarias foram despertados para enfrentar a crise. Com encorajadores testemunhos estes mensageiros escolhidos revelaram ao povo a causa das suas dificuldades. A falta de prosperidade temporal era o resultado da negligência em dar prioridade aos interesses de Deus, afirmaram os profetas. Tivessem os israelitas honrado a Deus, tivessem mostrado a Ele o devido respeito e cortesia, fazendo do reerguimento da Sua casa a primeira obra, e teriam convidado a Sua presença e bênção.” Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 574