18.5.19

Paternidade e maternidade

Lição 8, 18 a 24 de Maio 


Sábado à tarde 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, o Seu galardão.” Salmos 127:3 

LEITURAS DA SEMANA: Génesis 18:11; Jeremias 31:25; Mateus 11:28; Salmos 127; Provérbios 22:6; 1 Samuel 3:10-14; Filipenses 3:13 

Os nascimentos são ocorrências tão comuns e normais que nem sempre compreendemos plenamente a maravilha que eles representam. Imagine o que Eva deve ter sentido ao segurar o bebé Caim em seus braços. As mudanças que ela experimentou no seu corpo em crescimento durante aqueles meses, a dor excruciante do parto, e então ver aquela criancinha tão parecida com eles, mas tão indefesa. Que experiência deve ter sido para Sara, com os seus 90 anos, e muito após a idade fértil, contemplar o rosto do seu filho, Isaque; ela devia sorrir cada vez que pronunciava o nome dele. Depois de orar tanto tempo por um filho, Ana segurou Samuel e disse: “Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a petição que eu Lhe fizera” (1 Samuel 1:27). Imagine a perplexidade no coração de Maria, ainda jovem, ao abraçar o seu filho, o Filho de Deus, numa combinação de admiração e medo. 

Ao mesmo tempo, nem todos têm o privilégio e a responsabilidade que vêm com a criação dos filhos. Nesta semana, examinaremos a estação da paternidade e maternidade, com os seus desafios, medos, satisfação e alegria.