20.5.19

Pais e mães solteiros

Segunda-feira, 20 de Maio 

Um fenómeno que o mundo enfrenta é o dos pais e mães solteiros. Às vezes pensamos em pais solteiros como aqueles que conceberam um filho fora do casamento. No entanto, esse não é sempre o caso. Agar foi pressionada a ter um filho com Abraão e depois foi forçada a partir com o seu filho (Génesis 16:3, 4; 21:17). Bate-Seba ficou grávida como resultado da investida sexual de um homem poderoso (2 Samuel 11:4, 5). Elias foi enviado a uma aldeia chamada Sarepta para ajudar uma viúva (1 Reis 17:9). Quando Jesus começou o Seu ministério, José, o Seu pai adotivo, tinha morrido, deixando Maria viúva e desamparada. “A morte tinha-a separado de José, que com ela tinha partilhado do mistério do nascimento de Jesus. Não havia agora ninguém mais a quem pudesse confiar as suas esperanças e temores. Os dois meses anteriores tinham sido muito dolorosos” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 145). 

Ser um pai ou mãe solteiro(a) talvez seja uma das tarefas mais desafiadoras para qualquer pessoa. Muitos(as) enfrentam dificuldades, como a administração das suas finanças, o relacionamento com o pai ou a mãe da criança, ou simplesmente a necessidade de ter um tempo para si ou um tempo com Deus, além do desejo de saber se um dia serão amados(as) novamente. 

2. Quais promessas todos, inclusive os pais e mães solteiros, encontram nos seguintes versículos? Jeremias 29:11; 31:25; 32:27; Mateus 11:28; Provérbios 3:5, 6; Isaías 43:1, 2. 

Devemos ajudar os pais e mães solteiros. Tiago escreveu: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” (Tiago 1:27). Podíamos parafrasear o texto assim: “visitar os pais e as mães solteiros nas suas tribulações”. A nossa ajuda não precisa ser apenas financeira. Podíamos dar a esses pais e mães um pouco de descanso, ficando com os seus filhos algum tempo para que eles possam fazer outras tarefas, descansar, orar e estudar a Bíblia. Podemos servir como mentores dos seus filhos ou ajudar a reparar objectos. Podemos ser as mãos de Deus de várias maneiras, para apoiar pais e mães solteiros. 

Sem julgar como eles chegaram a essa situação, o que pode fazer para incentivar e ajudar os pais e mães solteiros?